Publicidade

    CCT do Senado vai acompanhar a aplicação do Funttel

    0
    Publicidade

    A Comissão de Ciência e Tecnologia, (CCT) do Senado vai acompanhar de perto a aplicação dos fundos de desenvolvimento tecnológico. Foi aprovado, nesta terça-feira,12, um plano de trabalho nesse sentido. Os senadores questionam tanto os valores arrecadados quanto a não aplicação dos recursos desses fundos, cujo montante anual é estimado em mais de R$ 5 bilhões.

    proposta de avaliação dos dois fundos do setor — o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) — foi apresentada e votada na reunião, com um cronograma de atividades. “Esse tema vai na raiz da questão dos problemas que temos na área de ciência e tecnologia. Alguns dizem que não há carência de recursos, mas a não aplicação desses recursos”, lembrou o senador Walter Pinheiro (Sem Partido – BA). “Não adianta a gente ficar elaborando boas diretrizes com metas desafiadoras, sem lograr êxito”, ressaltou Pinheiro.

    A proposta prevê a realização de sete audiências públicas a partir de maio deste ano. Estão previstas ainda uma palestra e uma visita externa ao CPqD.  Pinheiro sugeriu que o colegiado antecipe a proposta de audiência com os representantes do Executivo, como o do Ministério do Planejamento, para o primeiro semestre deste ano. O senador disse que é fundamental ter uma conversa com o Ministério do Planejamento antes do mês de agosto, “antes da definição de peças que têm ligação com a execução orçamentária”, defendeu, ao ter sua proposta acatada pelo presidente da CCT, senador Lasier Martins (PDT-RS).

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile