Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Órgão regulador francês exige que Google estenda ‘direito a ser esquecido’ para...

Órgão regulador francês exige que Google estenda ‘direito a ser esquecido’ para além da Europa

0
Publicidade

A agência reguladora de proteção de dados da França (CNIL, na sigla em inglês) ordenou, nesta sexta-feira, 12, que o Google expanda o chamado “direito de ser esquecido” — que obriga a remoção de links com informações pessoais excessivas ou irrelevantes dos resultados dos mecanismos de busca na internet — para motores de buscas no mundo todo, independente do domínio utilizado, incluindo o Google. com, e não apenas links que possuam URLs da Europa, como Google.fr.

“Para a exclusão [dos links] ser eficaz, deve ser mundial”, disse Isabelle Falque-Pierrotin, chefe da CNIL. “É uma questão de princípio. O Google deve respeitar os direitos dos cidadãos europeus”, acrescentou. Segundo informações do The Wall Street Journal, a agência francesa deu ao Google 15 dias para cumprir a ordem ou enfrentar novas sanções na Europa, que podem acarretar em uma multa de mais de 150 mil euros.

“Nós estamos trabalhando duro para encontrar o justo equilíbrio na aplicação da decisão do Tribunal Europeu”, disse um porta-voz do Google, referindo-se à resolução promulgada em maio do ano passado pelo Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), vigente em toda a União Europeia. Desde então, o “direito de ser esquecido” tem gerado uma série de desentendimentos entre os órgãos reguladores e o gigante das buscas sobre como implementá-lo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile