Publicidade
Início Notícias Sistema de pagamento do IPVA volta à normalidade

Sistema de pagamento do IPVA volta à normalidade

0
Publicidade

Os contribuintes de São Paulo com carros de placas com final 1 e 2 que tentaram pagar o IPVA 2010 pela internet na segunda e na terça-feira, 11 e 12, encontraram dificuldades para efetuar a operação devido a um problema na conexão ou no servidor do sistema da Fazenda que processa as informações sobre o pagamento e repassa aos bancos. Nesta quarta-feira, 13, no entanto, o sistema voltou ao normal, com completa disponibilidade.
Em comunicado emitido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), responsável pelo gerenciamento do sistema, a ocorrência de momentos com altos volumes de solicitações foi o que provocou o aumento no tempo de resposta da operação ao sistema dos bancos. Em razão disso, houve um tempo de resposta diferente do previsto pelos bancos em seus sistemas.
Apenas na segunda-feira foram efetuadas mais de 7 milhões de transações. Essas transações são acessos ao banco de dados, tanto para operações de pagamentos (IPVA, Licenciamento antecipado e DPVAT) quanto para buscas e pesquisas de débitos e pendências que precisam ser verificadas antes da liberação do pagamento, informou a Prodesp.
Para tentar corrigir as falhas de comunicação, a Prodesp diz que vem mantendo monitoramento intensivo do sistema e nos momentos de pico de solicitações e aumento de tempo de resposta, a companhia fez o balanceamento dos equipamentos para que estes voltassem o quanto antes a responder no tempo ideal.
"Em conjunto, a Prodesp intensificou ainda o contato direto com os bancos para acionar o plano de contingência: entrar em operação off-line temporariamente e quando necessário, a fim de garantir a disponibilidade do sistema para o contribuinte", comunicou a empresa.
Diante do problema, o governador José Serra determinou a prorrogação do prazo para pagamento do IPVA para os carros com placas final 1, 2 e 3. Dessa forma, os contribuintes que não conseguiram quitar o imposto na data do vencimento por conta da lentidão do sistema, verificada em determinados horários na rede bancária, terão uma nova oportunidade para efetuar a operação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile