Publicidade
Início Notícias Serviços de telecomunicações seguem com problemas na serra fluminense

Serviços de telecomunicações seguem com problemas na serra fluminense

0
Publicidade

Os serviços de telefonia fixa e móvel ainda não foram totalmente restabelecidos na serra fluminense, região duramente castigada pelas chuvas esta semana. Muitos bairros permanecem inundados, dificultando o acesso de técnicos das operadoras. O fornecimento de energia já voltou em Teresópolis e Petropólis, mas ainda falta luz em parte de Nova Friburgo, o que tirou de funcionamento várias estações rádio-base (ERBs). Muitos dos telefones fixos e móveis da cidade estão incomunicáveis: quem tenta ligar ouve o sinal de ocupado. Nesta quinta-feira, 13, segue chovendo na região, o que preocupa as equipes de resgate. Mais de 400 corpos haviam sido encontrados até o fim desta tarde.
A Oi informou que 70% das linhas telefônicas de seus clientes em toda a região serrana do Rio estão funcionando no começo da noite desta quinta. "Nos centros urbanos de Teresópolis, Petrópolis e Itaipava a rede da companhia foi afetada pontualmente em decorrência de alagamentos, rompimentos de cabos telefônicos e falta de energia elétrica, principalmente nas áreas periféricas dessas localidades", escreve a companhia em um comunicado. Em Nova Friburgo o quadro é mais grave. A Oi afirma já ter restabelecido os serviços de telecomunicações na área central da cidade assim como as linhas de serviços de emergência, como da Polícia Militar, Bombeiros e Defesa Civil.A operadora garante que sua rede de telefonia móvel em Nova Friburgo voltou a funcionar plenamente. Em telefonia fixa, porém, apenas 54% das linhas estão operando normalmente no município. "A Oi esclarece que o restabelecimento total dos serviços de telecomunicações nas localidades afetadas pelas fortes chuvas depende da recuperação e em alguns casos até reconstrução da infraestrutura local para que suas equipes possam acessar as áreas ainda impactadas", informa a companhia.
A Vivo, por sua vez, relatou que seus técnicos conseguiram chegar no fim da tarde ao prédio da Defesa Civil de Nova Friburgo, onde foi montado um comitê de crise. A empresa cedeu telefones móveis para auxílio dos bombeiros que trabalham nos resgates no município. A Vivo doou também 30 celulares para a Defesa Civil em Petrópolis.
Satélites
Emissoras de TV, dentre elas a Globo, estão usando equipamentos portáteis de transmissão de vídeo via satélite através da frota da Inmarsat para inserções ao vivo. Algumas operadoras de telefonia, como a Oi, estão negociando com revendedores da Inmarsat no Brasil a compra de telefones via satélite para auxiliar seus técnicos nas áreas mais atingidas onde a rede ainda não voltou a funcionar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile