Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Com ciberataques em alta, especialista recomenda ações rápidas do governo e empresas

Com ciberataques em alta, especialista recomenda ações rápidas do governo e empresas

0
Publicidade

2016 foi o ano do crime organizado no mundo digital. Um relatório da PWC concluiu que o número de ciberataques no Brasil aumentou na ordem de 274% no ano passado, taxa que deve permanecer em alta agora em 2017. Segundo o diretor da NGXit, Luciano Schilling: “os ciberataques seguirão em ascensão, e sem uma medida firme de segurança, empresas e governos sofrerão ainda mais com a capacidade de reinvenção dos criminosos”, diz.

O executivo informa que, segundo o Information Security Forum (ISF), muitas são as ameaças para 2017, mas diz que algumas delas atenção pelo alto risco e prejuízos oferecidos. “Os dispositivos IoT ocupam o primeiro lugar na lista das principais ameaças, pois apresentam problemas de privacidade e acesso a dados devido à grande quantidade de informações que emana. Para isso, a solução é uma só: proteger os dados com um eficaz gerenciamento de risco”, diz.

Além disso,ele reforça a necessidade de uma mudança de postura dos órgãos governamentais e das organizações de uma forma geral. Ou seja, ao invés de pensar que evitarão prejuízos investindo em segurança, os gestores devem ter ciência de que investir em tecnologia é uma chance de estar à frente dos concorrentes, minimizando riscos e maximizando resultados, garantindo a continuidade das demandas.

Outro ponto importante envolve o vazamento ou a perda de dados, que já é problema comum para órgãos públicos e empresas. No mercado corporativo brasileiro, de acordo com pesquisa da IBM, os danos empresariais violados das empresas chegaram a R$ 4,31 milhões em 2016.

Os números do setor público não ficam atrás, pois o governo baixou uma nova Política Nacional de Inteligência em 2016, tendo como premissa “possuir abrangência tal que lhe possibilite identificar ameaças, riscos e oportunidades ao País e à população”. Entre as ameaças citadas pelo Decreto 8.793, estão os ataques cibernéticos.

Schilling revela que a gestão correta e eficiente dos dados é a melhor opção para fugir do prejuízo. Além disso, melhorar a política de segurança da informação se tornou peça-chave para evitar ataques de qualquer natureza.

“Estamos falando de um gestor de TI que compreenda os riscos possíveis e que visualize aqueles que considere impossíveis. E o mais importante: que tenha um plano de prevenção para ambos os casos”, indica.

Isso requer a avaliação rotineira de como a tecnologia está sendo utilizada e também como ela pode se manter em melhoria contínua. Trata-se, portanto, de uma cultura de gestão de riscos, que precisa ser alimentada para não morrer com o cotidiano agitado do negócio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile