Publicidade
Início Serviços Case UFSCar é a primeira universidade brasileira a adotar IPv6

UFSCar é a primeira universidade brasileira a adotar IPv6

0
Publicidade

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tornou disponível a nova versão do protocolo IP, o IPv6, em toda a sua rede pública. A implantação aconteceu após testes realizados pela equipe de TI com apoio e orientação da equipe do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Para garantir que o novo protocolo pudesse ser utilizado sem necessitar de investimentos em infraestrutura, a equipe da universidade optou por substituir os roteadores antigos por estruturas baseadas em computadores tradicionais que utilizam softwares livres para realizar a função.
Segundo Marcelo José Duarte, responsável pelo projeto na UFSCar, a adoção do IPv6 garante que a instituição se antecipe ao mercado, evitando gastos e problemas futuros. “Em um determinado momento, todas as instituições e empresas deverão estar prontas para o IPv6. Com a implantação já realizada, não teremos impactos significativos quando o novo protocolo estiver de fato implementado em toda a Internet”, diz.
Devido ao rápido esgotamento de números IP na versão 4, a adoção da versão 6 deve ser vista como prioridade por provedores e empresas. Segundo previsões dos órgãos responsáveis pelo gerenciamento, distribuição e registro dos IPs no mundo, os estoques da versão 4 devem acabar em meados de 2011.
“A implantação do IPv6 é a única solução capaz de garantir o desenvolvimento e crescimento continuados da Internet. Quem ainda não começou a implantação, deve fazê-lo o quanto antes.”, diz Antonio M. Moreiras, coordenador do projeto IPv6.br do NIC.br.
O NIC.br promove a adoção do IPv6 desde 2007,desde então, foram várias as iniciativas com o objetivo de conscientizar e capacitar a comunidade técnica para a adoção da nova versão do protocolo. A entidade criou um sítio Web com material de referência,(http://ipv6.br), participou de diversos eventos, como a Campus Party, o Conip e o FISL, com palestras. Foram criados também cursos em formato e-learning e presenciais sobre o assunto. Além disso, pelo PTTMetro em São Paulo, é oferecido trânsito IPv6 gratuito, em caráter experimental, aos participantes locais.
O "Curso de Introdução ao IPv6", em formato e-learning, está disponível gratuitamente em: http://ipv6.br/curso. O conteúdo permite que usuários comuns entendam as dificuldades decorrentes do esgotamento dos números IP e a necessidade de implantação do IPv6 na Internet, trazendo ainda detalhes técnicos para profissionais da área e usuários avançados.
Os cursos presenciais são destinados aos profissionais que gerenciam tecnicamente Sistemas Autônomos e são oferecidos gratuitamente na sede do NIC.br, ou sob demanda em outros locais. As apostilas e outros materiais utilizados no curso estão disponíveis no endereço: http://ipv6.br/presencial.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile