Publicidade
Início Notícias TV no celular é destaque em congresso mundial de GSM

TV no celular é destaque em congresso mundial de GSM

0
Publicidade

O número global de usuários de vídeo móvel cresceu de 23 milhões para 50 milhões do primeiro trimestre de 2005 até o final do ano.

O desempenho é uma estimativa do Arc Group, que calcula o crescimento dos usuários de vídeo móvel streaming para 250 milhões mundialmente, alavancando receitas de ? 5,4 bilhões. Vídeo móvel é um dos temas de maior destaque no 3GSM World Congress, aberto nesta segunda, 13, em Barcelona, Espanha.

Fornecedores de sistemas, infra-estrutura e conteúdo procuram uma forma de mostrar seus produtos para um público estimado em 50 mil congressistas que deverão passar pelo evento até o próximo dia 16. Um total de 962 empresas participam da exposição que inclui produtos móveis, serviços e soluções. O número é 40% maior que em 2005.

Na feira pode-se ver o "Mooovil", primeiro videochat móvel para adultos, lançado na Espanha para usuários de redes de terceira geração, estimados em 2 milhões de assinantes.

O erotismo tem apelo forte entre os espanhóis, o que é traduzido por uma participação deste tipo de conteúdo em 40% da receita adicional de comércio eletrônico. Esta versão do Mooovil permite que os usuários não apenas vejam os vídeos, mas também falem com as garotas que encenam, numa comunicação de voz e imagem dos dois lados, iniciada por uma videochamada.

Marc Jarrett, diretor de marketing da 3OOOH Mobile Entertainment, dona do Mooovil, disse que só agora se descobriu para que serve a 3G – dar mobilidade e interatividade ao erotismo por meio da telinha, liberando o usuário do PC conectado a uma tomada.

O serviço está disponível em vários países da Europa. A partir do Brasil pode-se acessar o "Voooyeur". Presente no 3GSM, a empresa busca parcerias com emissoras de TV, entre outros segmentos.

Pesquisas

Aliás, o comportamento dos usuários chama a atenção da Openwave Systems Inc., desenvolvedora de sistemas. A empresa anunciou durante o 3GSM Congress que participará mais efetivamente de ações para capacitar os operadores de rede a entender melhor o comportamento dos usuários de aparelhos móveis, em parceria com a Business Objects.

O objetivo é identificar e desenvolver oportunidades na área de soluções de inteligência para negócios em tempo real para as operadoras móveis.

Na area de TV móvel, a Openwave também anunciou parcerias durante o evento. O responsável pela carteira de clientes da empresa, Olivier Bartholot, informou que será feito co-marketing e integração dos serviços de suporte à TV móvel com o ambiente Midas (Mobile Integrated Dynamic Application System).

Para isto, fez alianças com os provedores de televisão móvel IceTV e Nexage. A IceTV faz o broadcast de TV ao vivo e a adaptação de programas criados para handhelds, enquanto a Nexage tem uma solução de vídeo móvel chamada PhoneCast. Pela aliança, as três empresas ajudarão as operadoras com a distribuição em tempo real e video on demand para handsets Midas.

Um outro acordo foi firmado pela Openwave e Sun Microsystems Inc., para acelerar o desenvolvimento de aplicações de próxima geração para telefones móveis.

Neste caso, os alvos são os aplicativos e interfaces para massificar o serviço de telefonia móvel. Os produtos deverão partir de desenvolvedores e operadoras, que terão o apoio das parceiras.

T-DMB

A Coréia do Sul deu o primeiro passo e lançou comercialmente a TV para telefones móveis e para outros dipositivos wireless usando T-DMB (Terrestrial Digital Multimedia Broadcasting). Segundo Kenneth Lundgren, diretor da Factum Electronics, provedora do equipamento, este é o primeiro caso no mundo.

A empresa forneceu para os seis operadores de broadcasting para TV móvel via T-DMB. Solução similar fora vendida anteriormente na Austrália, mas para broadcasters. O equipamento inclui codificadores de áudio, servidores broadcasting de dados, multiplexadores e sistema de gerenciamento.

A Samsung também apresentou seu primeiro modelo de celular T-DMB, denominado SGH-P900, dirigido ao mercado europeu. A empresa quer aproveitar a onda da Copa do Mundo para que os usuários se sintam estimulados para comprar o aparelho e assistir aos lances em tempo real.

O novo modelo reúne diversas funções multimídia como rádio e TV, câmera de 2.0 megapixels e tocador de MP3. O produto foi testado na Alemanha e França e deverá chegar ao mercado ainda neste semestre.

Dispõe de porta USB, para conectar com PC e Bluetooth; suporte para TV, browser on-line, gerenciador de informações pessoais e outras funções de escritório. A tecnologia é GSM/GPRS.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile