No Hospital Sírio-Libanês, cerca de quatro mil médicos permanecem atualizados nas melhores práticas médicas, seja no local de atendimento ou remotamente, usando o UpToDate Anywhere desenvolvida pela Wolters Kluwer, com recurso de suporte a decisões médicas habilitado para tecnologia móvel. Todos os meses, os médicos do hospital acessam mais de 2,5 mil tópicos médicos, particularmente nas áreas de oncologia, cardiovascular e neurologia.
Denise Basow, MD, presidente e CEO na Clinical Effectiveness, Wolters Kluwer Health, comenta que “compartilhamos uma visão em comum com o Hospital Sírio-Libanês de aplicar o melhor conhecimento, derivado de pesquisa, experiência clínica e preferências dos pacientes para alcançar os melhores resultados no atendimento ao paciente”. Ela acrescenta “O papel inovador do Hospital Sírio-Libanês nos cuidados da saúde brasileira é validado por um número crescente de hospitais em todo o país que adotam o UpToDate como um recurso fundamental para melhorar as decisões clínicas”.
O Hospital Sírio-Libanês é reconhecido por sua história de excelência e liderança, bem como por seu papel pioneiro na área da saúde e na investigação médica no Brasil. O hospital cuida de mais de 120 mil pacientes por ano em seu complexo hospitalar de 100 mil m² no bairro Bela Vista, em São Paulo, além de três localidades adicionais: um centro de diagnósticos e ambulatório no Itaim Bibi, uma clínica multidisciplinar nos Jardins e um centro de oncologia em Brasília.
Um dos principais objetivos da escolha da instituição de saúde foi a possibilidade de dispor de dispositivos móveis para dar suporte à educação médica continuada para o seu corpo clínico, reforçando simultaneamente a qualidade do atendimento ao paciente. O aplicativo UpToDate permite acesso fácil por meio de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) a mais de 10.500 tópicos médicos, quer o médico esteja em uma sala de exames com um paciente, um consultório, uma clínica ou em casa. A ferramenta de suporte a decisões médicas melhorou a segurança do paciente no Hospital Sírio-Libanês e aumentou a eficiência no diagnóstico e no tratamento.
O UpToDate foi implementado originalmente no Hospital Sírio-Libanês em 2010 e seu uso vem crescendo a cada ano. Inicialmente, só era acessível através da intranet da área de pesquisa científica do hospital, através de computadores no local. Em novembro de 2014, com a implementação do UpToDate Anywhere, o acesso tornou-se disponível em qualquer computador ou dispositivo móvel, em qualquer lugar.