Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Fake News chegam a quase 5 milhões no terceiro trimestre

Fake News chegam a quase 5 milhões no terceiro trimestre

0
Publicidade

No terceiro trimestre deste ano, as fake news despontaram como o destaque em termos de links maliciosos. De acordo com o Relatório da Segurança Digital no Brasil, produzido pelo dfndr lab, foram mais de 4,8 milhões de detecções, montante que representa um aumento de 43% na comparação com o mesmo período de 2017. O total de detecções de links maliciosos no trimestre foi de 43,8 milhões e a participação das fake news mais que dobrou, se comparada com igual período do ano passado, chegando a 11% de todas as detecções.

Confirmando a expectativa, o tema mais utilizado no trimestre para a criação de notícias falsas foi política, que respondeu por 46,3% do total. Apenas sobre esse assunto foram mais de 2,2 milhões de detecções, tendo o período das eleições contribuído significativamente para o aumento das divulgações destas notícias falsas no período.

“A cada trimestre, o número e a sofisticação das fake news crescem consideravelmente. As eleições foram o principal gancho desse trimestre, mas qualquer tema que gere grande volume de cliques para ganho com publicidade ou que possa influenciar a opinião pública são utilizados como chamariz. A principal questão é que notícias falsas são um risco real à segurança das pessoas. Considere, por exemplo, o dano que fake news sobre medicamentos ou vacinas podem causar à população. Por isso, é necessário e urgente intensificarmos a discussão sobre o tema e a conscientização sobre como se proteger”, comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Assim como a produção de notícias falsas cresce, a disseminação de conteúdos falsos em geral entre os brasileiros, e por meio deles, segue o mesmo caminho. Uma pesquisa realizada pelo aplicativo dfndr security com mais de 35 mil respondentes de diversos estados do Brasil mostra que quase 65% das pessoas já receberam algum tipo de conteúdo falso em aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Facebook Messenger. O teor alarmante ou que gere indignação e o fato de solicitar compartilhamento são os principais motivos pelos quais o conteúdo se espalha rapidamente por meio de amigos, familiares e conhecidos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile