Publicidade
Início Inovação Marketing Digital Use uma webcam para avançar na produção de vídeos

Use uma webcam para avançar na produção de vídeos

0
Foto de Ernest Ojeh na Unsplash
Publicidade

Branded content – A criação de vídeos é uma via que muitas pessoas e empresas escolheram explorar pelas mais diversas razões. Seja para dar opiniões ou mostrar seu conhecimento sobre um assunto, vender produtos ou simplesmente se conectar com outras pessoas.

Gravar um vídeo hoje não é difícil: todos os smartphones são capazes não só de gravar, mas até de começar uma transmissão ao vivo quando conectados à internet e logados em uma plataforma como Instagram ou YouTube.

Mas o criador de vídeos deve ter em mente que não basta criar qualquer coisa e jogar para o mundo e esperar que tudo dar certo. É preciso gravar com o máximo de qualidade possível e as webcams podem ser grandes aliadas nisso.

Também é um grande aliado um gravador da Webcam para gravar vídeo e o Wondershare Filmora é esse programa.

As webcams embutidas em laptops e notebooks já podem dar conta do recado em muitos casos, desde que a placa de vídeo também seja de boa qualidade, para gravar o vídeo e não ter problemas de definição e o famoso “trava-trava”. Ter bom espaço na memória RAM e espaço no disco (ou um SSD) também é necessário.

Mas caso seja possível fazer um investimento, há webcams de todos os tipos, preços e marcas. É possível encontrar webcams com alta qualidade de imagem e marcas famosas por volta de 300 reais e também é possível ir além, optando por qualidade Full HD ou até 4K por volta de 1000 reais.

O que posso gravar com uma webcam?

A produção de conteúdo por qualquer pessoa se tornou um negócio de bilhões fascinante porque milhões de pessoas deram asas à imaginação para criar todo tipo de conteúdo.

A webcam restringe um pouco o movimento comparado com uma câmera DSLR ou então uma câmera de celular.

Mas com uma boa webcam é possível gravar vídeos de reação, tutoriais sobre como usar algum produto, vídeos de opinião e também criar uma tela verde ou usar o editor de vídeo pelo Filmora para editar o fundo (falaremos mais disso abaixo).

Enfim, fica a cargo de quem quiser gravar, podendo explorar um mundo de opções e até se inspirar com produtores de conteúdo que você gosta para criar o seu próprio vídeo com um tempero todo especial.

Como usar o Wondershare Filmora para gravar?

O processo de gravar é muito simples. Você precisa abrir o Wondershare Filmora  e apertar no gravar. Logo a imagem da sua webcam será usada para capturar a imagem pelo tempo que for necessário.

Lembre-se que para ter um vídeo com melhor qualidade e evitar que ele trave ou fique com baixa qualidade você deve pensar na iluminação, fechar outros programas para o computador ficar mais leve e fazer um pequeno teste para ver se tudo está dando certo com a gravação e ela está ficando com qualidade.

Após terminar de gravar, o vídeo automaticamente aparecerá na linha do tempo do programa, que funciona de forma bastante intuitiva. Com o cursor você poderá ir para frente ou para trás na gravação e começar a editar ali mesmo.

As opções de edição são múltiplas. Você pode fazer cortes para acelerar o vídeo ou deixa-lo mais dinâmico, colocar legendas, remover o fundo, adicionar músicas, imagens ou vídeos livres de direitos autorais, fazer o ajuste de cores (caso ele precise ficar mais claro, ou mais escuro, ou até com as cores mais vivas).

O programa funciona bem tanto para editores que estão aprendendo aos poucos, já que ele não exige grandes conhecimentos, memorização de teclas e comandos e familiaridade para achar tudo, devido a seu design intuitivo, mas também funciona para editores avançados porque têm muitas funcionalidades.

No site oficial há destaques para quatro tipos de clientes e profissionais: influencers, PMEs (Pequenas e Médias Empresas), Freelancers e Marketers, sendo uma solução única para diversos tipos de pessoas e trabalhadores, inclusive dentro de empresas que querem levar adiante estratégias de marketing mais modernas e incisivas.

Porque usar o Wondershare Filmora

Com o Wondershare Filmora já em sua 13ª atualização, as funcionalidades que podem ser exploradas são bastante impressionantes.

Além de poder gravar com a webcam, o programa utiliza a inteligência artificial já de forma bastante avançada, permitindo que o usuário edite, crie miniaturas (thumbnails) e até gere músicas usando a IA.

Além de editar vídeo, o Filmora também é uma ferramenta completa para quem editar áudio, texto e até usar e editar efeitos para colocar em seus vídeos.

Tudo isso acompanhado de tutoriais em texto e vídeo para seus usuários poderem aprender a qualquer momento, de forma gratuita.

O programa tem um teste grátis e três tipos de licença, uma delas perpétua que é excelente em seu custo-benefício já que elimina a necessidade de pagamentos sazonais e dá acesso sem limites para os usuários que vão se dedicar à produção e edição de vídeos.

A combinação entre ser um programa com muitas funcionalidades, que está aberto e adaptando-se às inovações da inteligência artificial (mais sobre esse assunto abaixo) e tem um preço acessível é algo que é difícil de ser batido.

E com um custo-benefício excelente, a concorrência realmente fica para trás.

Como funciona a IA

É inegável que a IA (Inteligência Artificial) veio para ficar e as discussões sobre seus usos, limites e até a ética de alguns usos será um assunto para os próximos anos. O jeito é aproveitar o melhor que essa ferramenta possibilita.

Graças ao Wondershare Filmora, os usuários podem usar o melhor da IA, aproveitando o que seria seu melhor ponto, que é eliminar trabalhos repetitivos e possibilitar que as pessoas usem a inteligência, criatividade e sensibilidade humana enquanto a máquina se ocupa do que é mecânico e pouco inspirado.

Por exemplo, antes remover o fundo de um vídeo exigia destreza com as ferramentas de edição e o resultado nunca parecia ficar 100%, além de ser demorado. Agora a IA consegue detectar um rosto ou a parte “dianteira” de uma imagem e remover o fundo com precisão incrível e muita rapidez.

A Inteligência Artificial também ajuda em uma tarefa muito chata que é a transcrição de áudio, possibilitando a criação de legendas com precisão impressionante, sincronizando com a fala automaticamente.

Essa ferramenta tem serviço para diversos idiomas, inclusive o português do Brasil e permite criar vídeos com legendas que são mais acessíveis e que também podem ser vistos por quem está assistindo no mudo.

Há também que destacar que no Wondershare Filmora há uma ferramenta integrada para criar roteiros após a inserção de um prompt pelo usuário. Então você pode digitar “criar roteiro sobre a história da Guerra Fria” e logo ter um roteiro pronto para usar.

E nesse caso você pode tanto fazer a locução do roteiro e alterá-lo onde achar necessário, mas também usar o banco de vozes e transformar o texto em voz, que pode adotar diversos tons ou até se será masculina ou feminina.

Realmente é um mundo de possibilidades que se abre e tudo isso pode complementar o vídeo que você criou e gravou usando sua webcam.

Quais são os primeiros passos

Agora que você já sabe tudo que é possível fazer com vídeos, áudios e até texto com o Wondershare Filmora, você sabe que o primeiro passo é baixar o programa ou usar sua versão web e aproveitar o período de teste grátis.

Depois disso, pense qual é sua ideia de conteúdo e porque ele deve ser visto pelas pessoas. Lembre-se sempre que os vídeos foram feitos para serem vistos, então o espectador tem que ganhar a prioridade desde a criação da ideia até no surgimento de temas e assuntos específicos.

A maior dica para um canal de vídeos ou sua produção para redes sociais e até aplicativos de mensagem é sempre estar aberto a ouvir seu público-alvo e entregar algo de valor, que mude uma opinião, que dê ideias, que resolva problemas de quem assiste.

Dessa forma o espectador não só se tornará ávido pelo seu conteúdo, mas também indicará seu trabalho, fazendo uma propaganda boca a boca que é a alma do negócio.

Não se esqueça de criar um logo e colocá-los nos vídeos, seja no topo ou embaixo, para que caso o vídeo seja compartilhado e conhecido por mais pessoas, sua marca também comece a ficar conhecida, além de evitar que pessoas usem seu trabalho sem sua autorização.

Antes de publicar, envie para um amigo, companheiro (a) ou pessoa que se interessaria pelo seu assunto. Grave esse piloto e esteja aberto a sugestões e ideias. Você pode ficar mais confiante com a aprovação ou então ter insights ótimos para regravar ou saber como seguir em frente com mais segurança.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile