Quantas vezes você encontrou uma passagem de avião a um preço fantástico, mas esperou para reservar e, quando foi comprar, o preço havia subido? Imagina se antes de finalizar a reserva você pudesse bloquear o preço para evitar que subisse, ganhando assim tempo para planejar sua viagem.
Isto é exatamente o que o FareKeep oferece, uma solução tecnológica criada pela startup FLYR, na qual a Amadeus Ventures está reinvestindo. Quando os viajantes procuram tarifas pode meio de agências de viagens on-line, sites de busca ou de companhias aéreas, o FareKeep permite garantir a tarifa e evitar que ela suba, em troca de uma pequena comissão. Por meio de mecanismos de aprendizagem automática e algoritmos inspirados no setor financeiro, ajuda a calcular essas comissões com base na probabilidade de variação do preço.
A Logitravel foi uma das primeiras a adotar a tecnologia da FLYR e já implementou a solução FareKeep em sua plataforma da Espanha e Portugal. “Nosso objetivo é fornecer valor aos clientes e melhorar sua experiência de usuário. Para atingi-lo, oferecemos serviços que podem atender suas necessidades e, com isto, esperamos aumentar sua fidelização. Graças ao FareKeep, podemos oferecer aos viajantes maior flexibilidade e captar sua atenção enquanto a tarifa está bloqueada. Assim, proporcionamos maior valor e aumentamos as possibilidades de transformarmos uma busca em uma reserva”, comentou Tomeu Bennasar, CEO da Logitravel.
A FLYR comprovou que, a cada 100 tarifas encontradas, 30% acabam sendo reservadas. Isso permite aos distribuidores de viagens e às companhias aéreas aumentar a receita e reduzir o custo para atrair novos clientes.
“O FareKeep, a nova solução desenvolvida pela Amadeus e pela FLYR, é uma ótima notícia para os viajantes. Eles, a partir de agora, podem bloquear o preço da sua passagem, enquanto as agências de viagens e companhias aéreas fidelizam o cliente e garantem a oportunidade de venda. O FareKeep ilustra nosso compromisso com os projetos mais inovadores dentro do ecossistema de startups e nossa estreita relação de colaboração com as agências de viagens. Ambos aspectos se refletem, diretamente, em benefício aos viajantes. Parabéns à Logitravel por apostar desde o início nas possibilidades oferecidas por esta nova solução”, declarou Fernando Cuesta, diretor geral da Amadeus Espanha.
Além disso, quando um viajante bloqueia o preço da passagem, a agência de viagens pode estabelecer uma relação contínua e personalizada e, dessa forma, aumentar as chances da reserva ser realizada. Isto, por sua vez, aumenta potencialmente as vendas dessa companhia aérea sem qualquer impacto no seu inventário.
O primeiro investimento da Amadeus na FLYR foi em abril de 2016. Desde então, eles têm colaborado para desenvolver um serviço que melhor se adapte aos clientes e, assim, potencializar o crescimento da FLYR. Graças a este acordo, a startup também poderá trabalhar no desenvolvimento de novos produtos.
“Este novo investimento consolida ainda mais a nossa sólida aliança com a Amadeus. Estamos orgulhosos de poder contribuir para estratégias de inovação e crescimento de diferentes clientes com o FareKeep. Nos beneficiamos da escala e alcance da Amadeus para que cada vez mais companhias aéreas, agências de viagens online e sites de busca contratem nossos produtos”, comentou Jean Tripier, CEO da FLYR.
A FLYR já está trabalhando em dois novos produtos. O primeiro é uma solução de pagamento que permitirá aos agentes ou provedores de viagens oferecem a opção de pagamento a prazo por uma passagem aérea ou quarto de hotel. O segundo é uma garantia de preço após a reserva, pela qual a companhia aérea se compromete a reembolsar a diferença ao viajante, se a tarifa reduzir após a realização da compra.
Amadeus Ventures é um fundo do Amadeus IT Group cujo propósito é investir em start-ups do setor de viagens e tecnologia. A Amadeus lançou este fundo em 2014 e a FLYR é a mais recente incorporação ao seu portfólio, que inclui também startups como Bluesmart, BookingPal, Yapta, Olset e Evature.