Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Ransomware somou 623,3 milhões de ataques em 2021, relata SonicWall

Ransomware somou 623,3 milhões de ataques em 2021, relata SonicWall

0
Publicidade

Quando se trata de ransomware, o relatório recentemente divulgado pela Sonicwall mostra o quão grave é a situação em todo o mundo. De acordo com dados registrados pelo fabricante em 2021, o número total de ataques mais do que dobrou no último ano, saltando 105% em comparação com 2020.

O aumento é ainda mais alarmante quando colocado na “ponta do lápis”: foram 623,3 milhões de ataques observados globalmente. O Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall de 2022 considerou dados de telemetria da base de mais de 500 mil clientes da marca.

E é justamente por sua grande abrangência que o relatório é importante ferramenta contra o e-crime, ajudando não só a mapear os esforços de 2021, mas também a apontar tendências para 2022. Uma delas, naturalmente, é que os ataques de ransomware seguem em alta e novas variantes deverão surgir ao longo do ano.

Na avaliação de  Rogério Moraes, CEO da EsyWorld, que distribui a SonicWall no Brasil, os relatórios de ameaças como os da SonicWall, que são aguardados pelo mercado, reforçam o quanto o setor da cibersegurança precisa estar atento com a proteção de suas informações. Esta é e sempre será a maior tendência.

Segundo a empresa, o crescimento em Internet das Coisas (IoT) – vale lembrar que, em 2021 o número de incidentes em IOT cresceu 6% de acordo com o relatório -, além de Inteligência Artificial (IA) e 5G, trazem um novo cenário para dentro das organizações e desafios ainda maiores para impedir ataques cibernéticos. “Com o 5G, por exemplo, e a quantidade de novos dispositivos que serão atendidos no Brasil, principalmente pelo cenário de IoT, existe a possibilidade de utilização destes equipamentos para um ataque de negação de serviço, que interrompe serviços, websites ou aplicações das empresas”, analisa.

Para o especialista, o maior desafio do combate ao e-crime é pensar de forma sistêmica e definir prioridades que atendam o ecossistema, uma vez que a transformação digital, enquanto criação de um novo conceito de negócios, baseado em dados e sistemas, é global, bem como os desafios da cibersegurança. Ou seja, todos podemos ser vítimas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile