Publicidade
Início Gestão Cloud Com escalabilidade da nuvem AWS, APP Facilita descomplica jornada dos clientes na...

Com escalabilidade da nuvem AWS, APP Facilita descomplica jornada dos clientes na aquisição de imóveis

0
Publicidade

Post content –Nascida com propósito de descomplicar e tornar digital todo o processo de venda no mercado imobiliário, a App Facilita comemora o crescimento da empresa a partir de 2020, que contabiliza hoje mais de 600 clientes atendidos, 60 mil usuários mês em 23 estados brasileiros.

Orlando Lacerda, CTO & Co-Founder da Facilita, explica que a pandemia provocou um aquecimento do mercado, principalmente para aquisição de imóveis em condomínios, o que acabou antecipando a adoção de novas tecnologias e a transformação digital das construtoras.

“Em 2020 a empresa aumentou sua base de clientes em 40% e consequentemente o número de usuários, provocando uma intensidade no uso do App Facilita, o que trouxe problemas de escalabilidade e quedas da aplicação no momento de pico e um uptime mensal médio de 91,33%, junto com um aumento de custo de computação desproporcional, além da falta de eficiência”, explica Lacerda.

Diante dessa situação, a App Facilita resolveu enfrentar o desafio de trocar a solução tradicional, que funcionava como se fossem máquinas duplicadas, processo que demorava 15 minutos para configuração, tempo que não era suficiente para aliviar a carga de pico. “Quando subia um segundo servidor, demorava quase uma hora de donwtime da aplicação e também aumentava o custo com a adição de mais máquinas virtuais, independente se fossem usadas ou não”.

Projeto de migração

Para modernizar essa o ambiente de computação, a App Facilita desenvolveu um projeto em 90 dias, para suportar a escalabilidade da demanda, com apoio da Amazon Web Services (AWS), que ajudou no desenho da nova arquitetura, com a indicação de parceiros de consultoria e ações imediatas para serem implementadas antes da migração.

A primeira etapa foi criar a stack em Docker para uso da aplicação pelo Amazon Elastic Container Service (Amazon ECS) e na sequência toda a trilha de CI (continuos integration) e CD (continuos delivery), em que os próprios serviços gerenciavam os containers do Amazon ECS.

Depois da validação da nova arquitetura, com testes de escalabilidade, confiabilidade e segurança, a APP Facilita habilitou uma alteração simples no Amazon CloudFront, sinalizando que a nova origem de computação agora vinha do Application Load Balancer (ALB) que gerenciava o Amazon ECS.

A migração resultou em 65% de redução de custos médios; aumento do uptime em 99,94%; redução em 63% do tempo de publicação de projetos; diminuição do tempo de resposta em 65% (de 1.035 ms para uma média de 354 ms); tempo médio de escala diminuiu em média 83% (de 12m para uma média de 2m); média de uso da CPU caiu 57% (da média de 70% para 30% de uso da CPU).

App Facilita

Lacerda explica que o AP Facilita é uma plataforma white label, que faz toda a gestão de atendimento, disponibilidade de reservas, simulação de propostas, da assinatura digital, chegando tudo isso na palma da mão do corretor de imóveis, que é quem, de fato atende o cliente final.

“Essas informações vão para as construtoras, imobiliárias, incorporadoras e até loteadoras todas centralizadas, e no final da venda, todos os dados e documentos são enviados para o ERPs, para começar todos o fluxo de cobrança através de um único aplicativo, daí o nome App Facilita”, dia o executivo.

Seus principais clientes são as construtoras, corretoras e imobiliárias que contratam a solução para seus times de vendas no modelo SaaS (software como serviço). Esses profissionais podem ser CLT ou independentes, que recebem essa tecnologia para fazer a captação de proposta digital.

Existem duas opções para aquisição. Uma delas é o Facilita Vendas, que engloba todos os recursos da plataforma; ou no modelo, white label, em que o cliente opera a solução com sua própria marca.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile