Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Ataques de phishing miram indústrias de petróleo e gás

Ataques de phishing miram indústrias de petróleo e gás

0
Publicidade

A ISH Tecnologia alerta sobre ataques de phishing direcionados à indústria de petróleo e gás. A campanha consistia no roubo de informações confidenciais e buscava disseminar o Radamanthys MaaS, um malware especializado em roubar dados e informações.

A campanha tem atingido seus alvos por ataques via e-mails, que utilizam técnicas sofisticadas de arquivos falsos. Os métodos utilizados pelos cibercriminosos são conhecidos como TTPs (Táticas, Técnicas e Procedimentos). Eles costumam utilizar desses artifícios para elevar as chances de as mensagens eletrônicas passarem por verificações de segurança antes de chegarem às vítimas.

A execução do ataque ocorre da seguinte maneira: A partir de um link malicioso, que explora o redirecionamento aberto, enviado diretamente para a caixa de entrada do usuário, os cibercriminosos encaminham as vítimas para um local mal-intencionado. Após o redirecionamento, as pessoas são levadas a um arquivo PDF clicável hospedado no domínio docptypefinder[.]info.

Nesse catálogo há uma imagem que simula o Departamento Federal de Transportes e uma multa de 30 mil reais. Ao clicar na figura, é feito o download um arquivo ZIP, que ao ser executado inicia o Radamanthys Stealer. O malware, por sua vez, estabelece uma conexão com um servidor de comando e controle para roubar diversos dados confidenciais.

Tendo como base as mais recentes campanhas globais de phishing, a ISH Tecnologia sugere algumas recomendações para que ataques cibernéticos como esse sejam evitados:

Monitoramento e prontidão: Manter uma análise a respeito da análise de logs de mudanças de IP e logins de geolocalizações suspeitas;

Atualizações de sistemas: Mantenha os sistemas operacionais e aplicativos dos processos críticos ao negócio do órgão sempre atualizados;

Verificação de vulnerabilidades: Verifique se seus sistemas estão vulneráveis à CVEs conhecidas, tomando as medidas de mitigação ou corretivas, conforme necessário.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile