Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) StoneLab, na PUC-Rio, seleciona 11 projetos em diferentes áreas

StoneLab, na PUC-Rio, seleciona 11 projetos em diferentes áreas

0
Publicidade

A Stone, principal parceira do empreendedor brasileiro em tecnologia e serviços financeiros, em colaboração com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), está anunciando a inauguração do laboratório de pesquisa StoneLab. Com foco em três pilares essenciais: Inovação, Relacionamento e Desenvolvimento de Pessoas, o objetivo do projeto é unir a agilidade e a visão prática da indústria com a profundidade e a curiosidade intelectual do meio acadêmico.

A missão do StoneLab é impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento em tecnologia com o objetivo de abordar questões sociais significativas e desafios da atualidade. Através do financiamento de projetos inovadores, o StoneLab visa gerar impacto tanto na comunidade acadêmica quanto no mercado. As áreas práticas incluem Inteligência Artificial Generativa, Engenharia de Software, Ciência de Dados, Matemática aplicada, Computação e Opto Mecânica Quântica. Além disso, o laboratório se dedica a projetos com impactos sociais importantes, como desenvolver tratamentos para o Alzheimer, ferramentas para previsão de desmatamento e soluções de isolamento térmico para construções.

“Nosso objetivo é que o StoneLab seja um catalisador para a inovação, facilitando a colaboração entre talentos acadêmicos e profissionais, para desenvolver soluções tecnológicas avançadas que promovam o progresso econômico e social”, afirma Carolina da Costa, diretora da área de impacto e sustentabilidade na Stone.

Em 21 de agosto de 2023, foi lançado um edital para pesquisadores ligados ao Centro Técnico Científico (CTC) da PUC-Rio, resultando em 41 propostas submetidas de diversos departamentos. Após uma seleção rigorosa realizada pelo comitê composto por membros da Stone e da PUC, 11 projetos foram escolhidos para financiamento, contemplando diferentes áreas de pesquisa e oferecendo bolsas de auxílio para professores e estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado da PUC envolvidos nos projetos selecionados.

“Nosso compromisso é com o apoio às iniciativas que promovem a construção de um futuro mais inclusivo, priorizando a educação como um dos nossos principais alicerces. Buscamos respaldar projetos que gerem um impacto social significativo em toda a comunidade brasileira”, afirma Marcus Fontoura, CTO da Stone.

Os projetos contemplados no primeiro edital abrangem uma diversidade de áreas de pesquisa e abordagens inovadoras. Um deles visa à popularização da ciência, especialmente da Química, por meio das redes sociais, explorando sua interdisciplinaridade. Há também um projeto que se propõe a explorar o potencial do Machine Learning e da otimização sob incerteza na engenharia industrial. Outros projetos incluem a aplicação da computação quântica na detecção de falhas em sistemas financeiros, o desenvolvimento de materiais micro encapsulados para eficiência energética e a engenharia de software voltada para ciência de dados e inteligência artificial. Também se destaca uma abordagem químico-reológica no combate à doença de Alzheimer e a aplicação de inteligência artificial na previsão de desmatamento.

“A parceria com a Stone é muito importante para o Centro Técnico Científico da PUC-Rio, seus docentes e alunos. Sabemos que as fontes de fomento à pesquisa são limitadas.?Uma empresa privada apoiar pesquisa aberta em diversas áreas, sem obrigação de vínculo com os negócios da empresa, é um marco importante. Acredito que estamos diante de um outro caminho possível de fomento à ciência, à tecnologia e à inovação”, afirma Sidnei Paciornik, professor titular e decano do CTC/PUC-Rio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile