Publicidade
Início Notícias Consumidor de serviços bancários é volátil e exige mais das instituições, diz...

Consumidor de serviços bancários é volátil e exige mais das instituições, diz estudo

0
Publicidade

Qual é o novo equilíbrio econômico para os bancos? O que o consumidor pós-turbulência espera deles? Qual será a diferenciação das empresas líderes nesse novo ambiente financeiro? Estas foram as questões colocadas a 50 executivos dos maiores bancos do mundo pela empresa de consultoria, tecnologia e outsourcing Accenture que, após fazer a análise das informações dessas instituições, traçou um panorama do setor, além de verificar o nível de satisfação dos consumidores.
Quando o assunto é a expectativa dos consumidores uma questão central é que eles estão mais dispostos que no passado a adquirir produtos e serviços de múltiplos bancos. A volatilidade é um fator-chave no consumidor pós-crise. De fato, 46% dos clientes pesquisados afirmaram estar mais abertos para experimentarem produtos e serviços de diferentes instituições financeiras.
Outro dado interessante é que no setor financeiro 9% dos consumidores trocaram de prestador de serviço nos últimos 6 a 12 meses e 13% ainda relatam que pretendem trocar nos próximos 6 a 12 meses. Uma marca expressiva de 26% dos entrevistados afirmou que mudou "parcialmente", mantendo alguns negócios com uma empresa, mas experimentando produtos de outras – 11% ainda afirmam que pretendem usar novos fornecedores no futuro.
Do outro lado, os executivos entrevistados também percebem essa mudança e consideram a qualidade do serviço e a facilidade de realizar negócios com bancos como um fator-chave para os clientes considerarem a troca de fornecedor.
Como conclusão, a pesquisa mostra que o consumidor "pós-crise" busca que os bancos deem valor para o seu dinheiro; eles ainda querem ter a habilidade de comparar produtos simples de forma independente; e procuram um banco receptivo que sabe quando o cliente quer um conselho/orientação e quando ele não quer. Além disso, os bancos devem ter um atendimento perfeito, sem falhas na execução; fácil acesso aos serviços prestados; e acompanharem o avanço tecnológico, com a oferta aos clientes de novas proposições. Outra exigência é usarem instituições que eles possam confiar e respeitar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile