Publicidade
Início Blogueria 5 vantagens competitivas que o CRM pode trazer para seu negócio

5 vantagens competitivas que o CRM pode trazer para seu negócio

0
Publicidade

O Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, conhecido como CRM, é um conjunto de práticas e estratégias de negócio focadas no cliente que tem como objetivo analisar a interação com o consumidor, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade da empresa e aumentar as vendas.

Na prática, o CRM armazena as informações dos clientes atuais e potenciais, como nome, endereço, número de telefone, quantidade de visitas ao site da empresa, entre outras, e, apesar de ser semelhante a uma lista de contatos, o CRM faz mais: realiza gestão de contatos na empresa e o acompanhamento de uma negociação por completo em todo o funil de venda, desde a geração do lead até o pós venda.

De modo geral, o CRM consegue rastrear e gerenciar as informações dos clientes, simplificar tarefas repetitivas para tornar o acompanhamento de leads mais eficaz, capturar e-mails de clientes de forma instantânea e promover a personalização do cliente para fornecer uma boa experiência de compra. Dessa forma, o CRM entrega algumas vantagens competitivas para as empresas, como:

01- Melhoria do relacionamento com os clientes

Com a adesão de um CRM, a satisfação do cliente é mais facilmente alcançada, já que a equipe de vendas, com mais informações sobre seus compradores, consegue oferecer um melhor atendimento na hora de resolver um problema ou tirar uma dúvida do cliente.

2- Potencialização dos gastos do cliente com cada compra

Assim como o CRM consegue rastrear as visitas de um determinado cliente no site da empresa, ele também pode proporcionar aos vendedores informações sobre as compras realizadas por cada um, o que faz com que a equipe de vendas entenda no que deve focar para potencializar os gastos do cliente.

3- Melhoria da comunicação em equipe

Por meio de um CRM, cada membro da equipe de vendas tem informações sobre todos os clientes, tornando possível que cada um entenda o cliente final e saiba com quem está lidando. Além disso, os colaboradores podem registrar eventos no sistema para que outros colegas auxiliem na negociação.

4- Maior integração entre os times de marketing e vendas

Com um banco de dados dos clientes, o CRM possibilita uma maior integração entre os times de marketing e vendas. De um lado, a equipe de marketing pode obter as informações para fazer ações de produtos; do outro lado, o time de vendas obtém clientes potenciais para que possa realizar as operações de venda.

5- Maior poder gerencial para o líder de vendas

Por fim, ter um CRM entrega a vantagem competitiva de dar maior poder gerencial para o líder de venda, já que, por meio do sistema, ele consegue identificar o nível de produtividade e a força de vendas, podendo tomar decisões para alterar os processos quando algo não estiver entregando resultados positivos.

Com isso, tem-se a importância de obter um CRM para aplicação na empresa, obtendo inúmeros benefícios e vantagens competitivas para enfrentar os concorrentes no mercado.

Alceu Silveira Cardoso, diretor de Desenvolvimento da Faktory Softwares.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile