Publicidade
Início Serviços Gerenciamento Grupo NC adota solução para aumento de produtividade em 22% com operação...

Grupo NC adota solução para aumento de produtividade em 22% com operação em home office

0
Publicidade

O Grupo NC, um dos maiores do Brasil e detentor de empresas como EMS, Brace Pharma (EUA) e NSC Comunicação, adotou em seu Centro de Serviços Compartilhados (CSC) a solução da Fhinck, startup brasileira de tecnologia focada em aumentar a eficiência operacional das atividades de back-office. Com o software, a companhia identificou um aumento de 22% de produtividade, no período de janeiro de 2019 a junho de 2020, com destaque a partir do mês de março, início do home office, devido a pandemia de Covid-19.

A história da Fhinck com o Grupo NC teve início em julho de 2017 e com a startup, a companhia passou a medir produtividade da operação do CSC, além de identificar oportunidades para automatizar processos e contar com dados para tomada de decisões estratégicas.

De acordo com  Marissandra Loeff, diretora Corporativa de Serviços do Grupo NC, inicialmente, foram adquiridas 30 licenças itinerantes do Fhinck, com a ideia de utilizarem o software por 60 dias em cada processo operacional. Com os dados obtidos, iriam implementar as melhorias e, após isso, teriam um período para avaliação.

“Porém, o resultado da Fhinck foi tão surpreendente e nos mostrou inúmeras possibilidades que decidimos aumentar o escopo do projeto para 120 licenças fixas. A aceitação dos gestores foi muito positiva e a implementação do software no CSC, um sucesso. Nesse processo, nós contamos com a parceria da nossa TI para garantir a instalação da solução máquina a máquina”, conta

Ainda de acordo com Marissandra, o Grupo NC chegou até a Fhinck por meio de pesquisas de mercado e benchmark com organizações parceiras. O desafio inicial da companhia era mapear a produtividade operacional e identificar oportunidades de melhoria de forma mais ágil e assertiva, uma vez que o processo era feito manualmente, por meio de censos e monitoramento do volume de chamados atendidos. 

“Com os dados que o Fhinck nos entrega, nossa operação tem desenvolvido várias análises e temos tido insights importantes. Recentemente, desenvolvemos um mapa lógico da rotina de atividades dos nossos times a fim de entender comportamentos e níveis de produtividade nos períodos pré e pós-férias e, dessa forma, foi possível verificar a aderência às melhorias implementadas na operação. Apresentamos essas análises ao time da Fhinck e juntos, vamos desenvolver e aplicar essa lógica em sistema a fim de escalar essa solução internamente”, explica.

Os dados do Fhinck também permitiram aos gestores do CSC dividirem insights com o time de automação. Considerando as atividades que mais se repetiam na operação, eles passaram a viabilizar de forma mais assertiva a implementação das ferramentas do ecossistema Digital, como  RPAs (Robotic Process Automation) e chatbot, além de analisar as atividades que efetivamente podem ser eliminadas por não agregar valor ao negócio.

Com a parceria com a Fhinck caminhando bem, Marissandra conta que já há uma segunda fase do projeto de produtividade do Grupo NC em andamento. Nessa etapa, uma das soluções que serão exploradas é o mapa mental, onde será possível mapear a jornada dos colaboradores em cada atividade para entender quais são os passos percorridos para a realização da atividade, além dos desvios nesse processo, a fim de encontrar e definir padrões mais produtivos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile