Publicidade
Início Serviços Call Center Nova pesquisa revela as tendências a serem observadas no varejo CX

Nova pesquisa revela as tendências a serem observadas no varejo CX

0
Publicidade

A Talkdesk divulgou nesta quinta-feira, 15, a nova Talkdesk ResearchTM, The Future of Retail Customer Service: Interactive and Unified. As descobertas indicam que, apesar da atual perspectiva econômica, os varejistas estão investindo em ferramentas de experiência do cliente (CX) para gerar receita (58%) e evoluir sua abordagem de atendimento ao cliente para oferecer engajamentos mais interativos e unificados. O relatório oferece uma visão das principais prioridades do setor para atendimento ao cliente e aborda os obstáculos para oferecer essas experiências.

Embora a conquista de clientes ainda esteja no topo da lista de resultados desejados, os profissionais de CX, em todos os setores, apontam a retenção de clientes como um novo norte a se alcançar. Para impulsionar com sucesso a fidelidade do consumidor, as marcas devem cultivar relacionamentos mais profundos com os clientes, investindo em canais que permitam um envolvimento contínuo e interativo.

• Dois em cada cinco entrevistados planejam investir em bate-papo por vídeo (41%) e em atendentes virtuais de inteligência artificial (IA) baseados em voz (39%). Quase um terço (31%) diz que investirá em canais de vídeo ao vivo, como YouTube, Tiktok e Twitch para suporte ao cliente.

• Um em cada quatro varejistas (24%) planeja oferecer envolvimento consistente e interativo por meio de canais de última geração, como o metaverso, e oferecer suporte a interações de realidade virtual ou aumentada em dois anos, enquanto 12% dizem que já estão fazendo isso hoje.

A escassez de funcionários voltados para o cliente exige repensar a capacitação do atendimento ao cliente

As taxas de atrito no varejo pioraram como resultado da “Grande Renúncia”. Os participantes da pesquisa citam isso como o obstáculo mais significativo para alcançar suas metas de atendimento ao cliente. É imperativo, portanto, que os varejistas equipem e capacitem a equipe para fornecer suporte envolvente e de alta qualidade aos clientes e conectá-lo a um crescimento significativo na carreira.

• Um número crescente de varejistas está usando canais não tradicionais de atendimento ao cliente. De fato, (35%) conta com embaixadores e influenciadores da marca (29%) entre os recursos disponíveis aos clientes para lidar com dúvidas e consultas de serviço.

• Os consumidores já estão aderindo a esta tendência e mais de um terço (38%) dos varejistas pesquisados dizem que os seus clientes preferem os embaixadores e os influenciadores da marca para servirem como o seu principal recurso de serviço e suporte.

Experiências personalizadas

A criação de uma jornada do cliente conectada, interativa e exclusiva requer canais totalmente integrados e um preenchimento de lacunas na coleta e no uso de dados. Notavelmente, nove em cada 10 varejistas (86%) descrevem seus canais de engajamento do cliente como não totalmente integrados.

• Metade dos varejistas pesquisados coleta atualmente dados de e-mails ou mídias sociais, por meio de dados de mensagens de texto em uma porcentagem muito menor (35%). O sentimento do cliente é capturado apenas por 21%.

• A maioria (57%) não está usando nenhum dado coletado para personalizar futuras interações de serviço ou divulgação de marketing, representando uma oportunidade não explorada para progredir na construção da fidelidade do cliente e dos resultados financeiros.

A pesquisa on-line quantitativa da Talkdesk Research foi realizada em outubro de 2022 em 11 mercados globais, incluindo EUA, Canadá, Austrália, Cingapura, França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Brasil e México. As respostas foram coletadas de 303 profissionais de CX que atuam em organizações de varejo e comércio eletrônico, com mais de 200 funcionários trabalhando em tempo integral. Os profissionais de CX representavam liderança e gerenciamento para atendimento ao cliente, operações de CX e agentes de contact center. A margem de erro para o estudo foi calculada em 6% usando um intervalo de confiança de 95%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile