Puxada pelo segmento varejista, a publicidade online no Brasil alcançou a marca de 190,5 bilhões de impressões no primeiro trimestre de 2012. Entre os anunciantes, os destaques são as marcas Dafiti e Netshoes, responsáveis respectivamente por 2,7 bilhões e 2,2 bilhões de anúncios visualizados no mês de março. A informação é da comScore, que faz medições do mundo virtual.
Segundo a comScore, Dafiti e Netshoes representam, juntas, quase 7,5% de participação do mercado. Completam a lista dos cinco maiores anunciantes no mês de março a Microsoft, a Google e a Netflix.
Alex Banks, diretor da comScore no Brasil, diz que, conforme o mercado de publicidade digital brasileiro cresce e se torna mais sofisticado, ocorre uma convergência de grandes anunciantes que aumentam seus investimentos na rede mundial.
“É natural que a verba do marketing vá atrás da audiência, mas também é verdade que a melhora na qualidade da criação digital, a capacidade de alcançar com eficiência o público certo, e a possibilidade de medir a performance das campanhas vêm ajudando o desenvolvimento do meio digital como uma mídia capaz de gerar receita e que oferece um ótimo retorno do investimento para quem conhece o mercado”, diz Banks.
Maiores anunciantes online* no Brasil
Total Brasil, Idade 6+, Locais: Casa e Trabalho** Março de 2012 Fonte: comScore Ad Metrix |
|||
Anunciante | Impressões (000) | Share de impressões (%) | Visitantes únicos impactados (000) |
Total Internet | 66,132,775 | 100.0% | 50,911 |
Dafiti.com.br | 2,659,000 | 4.0% | 39,741 |
Netshoes.com.br | 2,225,580 | 3.4% | 34,912 |
Microsoft Corporation | 893,456 | 1.4% | 35,091 |
Google Inc. | 717,693 | 1.1% | 36,162 |
Netflix, Inc. | 665,064 | 1.0% | 31,678 |
* contempla somente anúncios display, excluindo anúncios como logos ou anúncios do próprio anunciante (<2,500 pixels em dimensão). ** Exclui tráfego de acessos públicos como lan-houses, faculdades ou acessos vindos de smartphones ou PDAs.