Publicidade
Início Serviços Case Unidas otimiza gerenciamento de multas com GED/ECM

Unidas otimiza gerenciamento de multas com GED/ECM

0
Publicidade

Uma frota de 32 mil automóveis rodando pelas cidades brasileiras gera mensalmente nove mil multas, que precisam ser pagas pela empresa dona dos veículos e ressarcidas pelos clientes, cumprindo o que está previsto em contrato.
Não é necessário muito esforço para imaginar o trabalho que tudo isso gera se feito pelo modo tradicional, ou seja, por pessoas inserindo dados no sistema e gerando ordens de pagamento e de cobrança, que, para fechar o processo, necessitará de posterior atualização com confirmação de pagamento e de ressarcimento pelo cliente. Também não é difícil imaginar que alguns prazos são atropelados pelo processo, gerando perdas financeiras.
Agilidade e eficiência, nesse caso, parecem exigências descabidas, mas não impossível se o processo puder ser redesenhado e utilizar a tecnologia disponível a seu favor.
Este é o caso da Unidas, que decidiu investir em um processo de reengenharia da área responsável pelas multas e adotar solução de GED/ECM. Desse modo, foi possível eliminar trabalhos manuais de digitação e ganhar velocidade para atualização da base de dados, favorecendo o acompanhamento, a qualquer momento, com a situação de cada processo de multa.
No entanto, os ganhos não são apenas para a Unidas. O cliente final, usuário dos automóveis da empresa – seja pessoa física que aluga os carros em uma das suas mais de 100 lojas ou pessoa jurídica que tem frota terceirizada com a Companhia – também é favorecido, pois o sistema tornou-se mais confiável e seguro.
Entre as opções disponíveis, a Unidas decidiu pelo Converge, da SML. Todo o processo de implementação foi realizado em 90 dias, apesar da complexidade da situação, pois cada Detran tem seus formulários próprios de notificação e multas , assim como cada uma das polícias e prefeituras. Essa realidade levou a fornecedora da solução a desenvolver 150 formulários de multa que são reconhecidos automaticamente pelo sistema. Há ainda outros 50, menos usuais, que são atualizados pelos operadores.
Além disso, a solução desenvolvida pela SML para a Unidas não permite que o operador insira dados incorretos ou inexistentes, aumentando a confiabilidade e segurança nos relatórios gerados e na documentação emitida tanto para os clientes quanto para os próprios gestores da Unidas.
O processo é simples. A partir do momento em que a multa é digitalizada, ela é integrada ao sistema, que automaticamente envia os dados para cobrança do cliente final e para pagamento internamente. Todas as multas que tem o condutor identificado são encaminhadas para o cliente no mesmo dia. As outras, basicamente as de pessoas jurídicas, são enviadas para o cliente junto aos dados do condutor, sendo este processo de envio automático (e-mail emitido diretamente pela solução) ou através dos gestores dos contratos.
João Ribeiro Vicente, diretor executivo de Operações e Sistemas da Unidas, resume os resultados obtidos com a adoção da solução: “transformamos um processo moroso em um processo ágil, seguro e confiável. Em paralelo, os operadores desse setor tiveram ganhos qualitativos nas condições de trabalho. A solução também permite a geração de relatório gerenciais diversos tanto para a própria empresa quanto para nossos clientes corporativos, que têm sua frota terceirizada conosco”.
Para a empresa, segundo Vicente, há ainda outro ganho importante: “agora, o pagamento de multas fora de prazo é raro e, portanto, conseguirmos ser beneficiados pelos descontos nos pagamentos dentro do período de vencimento”.
Em operação desde abril de 2009, o Converge também gerou redução significativa no volume de reclamações dos clientes com relação ao prazo de notificação e pagamento das multas. Hoje, esse número tende a zero,
Somados, esses benefícios estão proporcionando a realização de um novo projeto, em fase final de implementação e testes. Trata-se de uma solução de GED/ECM também baseada no Converge, da SML, que consolidará a documentação dos aluguéis de veículos (rent-a-car), agilizando o processo de locação em lojas. Neste caso, os clientes habituais e frequentes serão ainda mais beneficiados, pois após a inserção dos dados, a informação está sempre disponibilizada, em todas as lojas, dispensando a elaboração de cadastro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile