Publicidade
Início Blogueria Cultura data driven: seu e-commerce precisa dela

Cultura data driven: seu e-commerce precisa dela

0
Publicidade

Muitas práticas de gestão que já tinham forte presença em outros mercados foram adotadas pelas empresas de e-commerces na medida em que o segmento se fortaleceu. Das práticas comerciais para alavancar as vendas, como o aproveitamento de datas comemorativas, às políticas de troca e entrega, existem inúmeros fatores que garantem o fluxo assertivo de trabalho.

Um desses fatores, no entanto, nem sempre faz parte da realidade da tomada de decisão dos gestores de e-commerce. É o que chamamos de cultura data driven, ainda pouco evidenciada. Ela nada mais é do que uma organização estratégica em que decisões e melhorias são realizadas baseadas em dados coletados ao longo do processo de trabalho.

A cultura data driven, além de fundamental para o e-commerce, cria um processo de crescimento baseado em experimentação, também essencial para negócios inovadores. Com informações relevantes e confiáveis sobre a performance dos produtos, tempo de navegação, ticket médio, canais de maior assertividade e tantos outros indicadores possíveis de serem levantados, as empresas podem testar fórmulas e projetos de acordo com a sua realidade e público.

Entenda, no entanto, que a experimentação na cultura data driven tem muito mais impacto do que em situações onde esse processo é empírico. Aqui, estamos falando de empresas que testam estratégias já fortalecidas por informações estratégicas. O índice de assertividade é infinitamente maior, visto que os dados já mostram uma realidade muito límpida do comportamento do consumidor. A essa experimentação, habitualmente, soma-se ajustes finos e otimização para melhoria contínua. Raramente vemos empresas com essa cultura tendo de refazer sua estratégia do zero.

Mais do que uma forma de gerenciar o e-commerce, o data driven é, portanto, um caminho confiável e estruturado para a tomada de decisão. Os dados coletados através de soluções inovadoras permitem um nível de inteligência e competitividade essenciais para que a empresa se destaque no mercado e crie iniciativas de alto impacto. É uma visão clara sobre comportamento, necessidades e desejos do consumidor, refletidos em informações concretas, que utilizadas dentro da construção da estratégia, geram mais confiança e resultados comerciais.

Quem ainda não conta com a cultura data driven está lidando não apenas com um mercado altamente competitivo, como também se insere nele com um grau de “cegueira profissional” muito perigoso para a continuidade dos negócios. Os dados estão por toda parte, cabe ao e-commerce usá-lo a seu favor, com as ferramentas e o apoio profissional especializado corretos.

Rhuan Willrich, CEO da Híbrido, consultoria especializada em soluções em performance e desenvolvimento de e-commerce.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile