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Grupo Casas Bahia migra ERP SAP para computação em nuvem

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A Deloitte tem conduzido, desde 2021, um robusto projeto de transformação digital no grupo varejista Casas Bahia. Realizado em conjunto com a SAP, empresa desenvolvedora de softwares de gestão empresarial que mantém aliança estratégica de negócios com a Deloitte, o projeto se baseou na implementação do SAP S/4HANA, mais recente versão do software de gestão e planejamento de recursos empresariais (ERP) em cloud da SAP, na Via. Em setembro de 2022, o projeto entrou na fase go-live, termo técnico em inglês para sistema entra em produção.

O projeto, que envolveu mais de 200 profissionais da Deloitte e do Grupo Casas Bahia e impactou mais de 1.000 talentos, consiste em escalar, padronizar e centralizar as atividades dos departamentos administrativos para as empresas do grupo, como Casas Bahia e Ponto, e aplicar as melhores práticas dos processos no dia a dia da organização.

O projeto nasceu com o intuito de reinventar os processos, a forma de atuar no dia a dia e de criar uma empresa inteligente, conectada e com decisões estratégicas, baseadas nos dados e na solução SAP HANA, considerando as melhores práticas do mercado. O trabalho da Deloitte no Grupo Casas Bahia tem envolvido, principalmente, os processos financeiros (contabilidade, contas a pagar, contas a receber, ativo fixo, crédito e cobrança, IFR16), real state, controladoria, compras, vendas, logística e manutenção.

O SAP S/4HANA utiliza tecnologias inteligentes integradas, incluindo funções analíticas avançadas e plataforma de desenvolvimento cloud (PaaS) via SAP BTP (SAP Business Technology Platform). Ele ajuda a transformar os processos de grandes negócios com automação inteligente e foi desenvolvido para a nuvem e executado no SAP HANA – um banco de dados in-memory na nuvem que oferece velocidades de processamento em tempo real e um modelo de dados simplificado.

Entre os principais benefícios dessa migração estão: padronizar processos adotando melhores práticas; integrar ao SAP S/4HANA todos os sistemas legados que eram integrados ao SAP ECC; aumentar agilidade no fechamento financeiro e contábil, além de reduzir e otimizar as conciliações e integrações entre sistemas; e criar a experiencia completa de compras e fornecedores integrados aos sistemas e processos tributários e financeiro.

Desde que o projeto entrou em go-live, alguns objetivos relevantes já foram alcançados, que ajudaram a melhorar a performance das transações do Grupo Casas Bahia: atualização em relação ao roadmap de inovações SAP, evolução técnica nas integrações com utilização de APIs, migração para ambiente Cloud, redução de 40% das customizações existentes no ECC, integrações com diversos sistemas monitorados, mais de 1.250 usuários ativos, redução de 83% nas horas de compensações de contas a receber (de 24 para 4 horas), redução de 50% de depreciação e integração de layout único de aproximadamente 900 mil documentos por dia com redução de 40% do tempo de processamento.

Alguns números ajudam a demonstrar a robustez do projeto. Foram realizadas mais de 230 comunicações, executados mais de 18.800 etapas de testes, desenvolvidos 27 materiais de treinamentos e 13 cursos que contaram com mais de 700 participantes.

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