Publicidade
Início Blogueria A convergência entre IA e sustentabilidade

A convergência entre IA e sustentabilidade

0
@fotoamore_ 11945560343
Publicidade

A sustentabilidade é fundamental para o sucesso da Inteligência Artificial (IA). A quantidade de energia e potência necessárias para utilizar cargas de trabalho de computação intensiva no treinamento de modelos de IA e executar inferências nestes modelos tem enormes implicações para as emissões de carbono e as mudanças climáticas. As aplicações de IA generativa, como o ChatGPT, por exemplo, consomem energia diária equivalente a 33 mil moradias nos Estados Unidos, número que pode aumentar nos próximos anos.

As empresas devem se concentrar no design, treinamento e implementação da IA para reduzir o impacto desta tecnologia nas emissões de carbono. Nesse sentido, elas podem aplicá-la em duas dimensões: promovendo implementações sustentáveis de IA e usando-a para resolver desafios relacionados à sustentabilidade.

Aspectos como oferta e demanda de energia, responsabilidade social e ambiental, importância da infraestrutura e inovação surgem como variáveis-chave na equação. Equilibrar oferta e demanda de energia é a interseção entre IA e sustentabilidade, o que requer foco na demanda e oferta de energia no data center. Por isso, usar IA para otimizar o uso de energia no ambiente do centro de dados é fundamental para operar de maneira eficiente e reduzir a pegada de carbono. Isso significa fornecer capacidade para cargas de trabalho de maior densidade de forma energeticamente eficiente, incluindo o uso de tecnologias avançadas de refrigeração líquida.

Por outro lado, também há oportunidades para contribuir para a economia circular ao se associar com iniciativas locais para melhorar a eficiência e reduzir resíduos em todo o ciclo de vida do data center. Ao mesmo tempo, o desafio de construir uma IA sustentável coloca a infraestrutura digital no centro do palco. Os modelos prometem facilitar tomadas de decisão sustentáveis e acelerar o cumprimento das metas de ESG. Mas, para que a IA produza resultados sustentáveis, primeiro precisa ser sustentável. Na atual “Era da IA generativa”, esse desafio inclui desde a mudança para soluções de refrigeração líquida até a colaboração em padrões seguros e escaláveis.

Inovar com responsabilidade

Na busca por um futuro digitalmente transformado, as empresas enfrentam o desafio de harmonizar a inovação com a responsabilidade. Isso envolve integrar a consciência social e ambiental no núcleo da IA empresarial, pavimentando o caminho para um futuro em que a tecnologia impulsione os negócios ao mesmo tempo que protege nosso planeta e nossa sociedade.

Para desenvolver infraestruturas digitais que suportam tecnologias avançadas como IA e que sejam sustentáveis, eficientes e seguras, é necessário investir em soluções energéticas ecológicas, otimizar o uso de recursos digitais e adotar medidas sólidas de proteção de dados. Esse enfoque transforma a IA empresarial em uma força dupla: para impulsionar o crescimento econômico e enfrentar os desafios ambientais e sociais. Por sua vez, promove uma estratégia holística que valoriza a inovação sustentável, garantindo um avanço tecnológico equilibrado e responsável.

Finalmente, prever tendências em IA sustentável implica antecipar inovações que reduzam seu consumo energético e seu impacto ambiental. Estão surgindo algoritmos de IA projetados explicitamente para sustentabilidade, que enfatizam tanto o desempenho quanto a eficiência energética. Além disso, espera-se avanços em hardware, como processadores adaptados às tarefas de IA que sejam de baixo consumo energético e baixa geração de calor.

Manter-se na vanguarda significa monitorar continuamente essas tendências e adotar proativamente tecnologias e metodologias ambientalmente respeitosas. Na interseção entre IA e sustentabilidade, as áreas mais proeminentes incluem a otimização de recursos que ela possibilita. Através da modelagem digital de infraestruturas com IA, as empresas gerenciam eficientemente o consumo de energia e preveem o impacto das mudanças climáticas. As iniciativas impulsionadas por essa tecnologia, que otimizam as cadeias de suprimentos para reduzir a pegada de carbono e a gestão de resíduos, também têm um grande potencial para promover a sustentabilidade.

Em resumo, para impulsionar resultados sustentáveis para as pessoas e para o meio ambiente em escala global e local, são necessárias novas formas de colaborar com clientes, fornecedores, parceiros e comunidades, onde quer que as empresas operem. Adotar uma abordagem de sustentabilidade baseada em ecossistemas e incorporar princípios de design sustentável à infraestrutura digital promete liberar um enorme potencial, à medida que todos colaboram para tornar a IA sustentável uma realidade.

Eduardo Carvalho, presidente da Equinix para a América Latina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile