Publicidade
Início Serviços Case Volkswagen terceiriza emissão de nota fiscal eletrônica

Volkswagen terceiriza emissão de nota fiscal eletrônica

0
Publicidade

A Volkswagen já começou a testar a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) com uma solução terceirizada oferecida pela Gedas, empresa de TI pertencente a T-Sytems. O sistema foi desenvolvido em cima de plataforma Microsoft. O projeto piloto entrou em operação com cinco concessionárias da cidade de São Paulo.

A iniciativa faz parte do esforço da montadora para atender o novo projeto de administração tributária da Receita Federal e das Secretarias de Fazenda, que tem o objetivo de substituir a tradicional nota fiscal de papel pela versão eletrônica. O documento será armazenado digitalmente e terá validade jurídica assegurada pela certificação digital.

Vagner Montagner, CIO da Volkswagen do Brasil, informa que num primeiro momento serão emitidas eletronicamente as NFs dos carros vendidos por cinco distribuidoras paulistas e que depois o projeto será estendido a outros parceiros. Ele estima que nesta primeira etapa serão geradas mensalmente cerca de 30 mil NF-e. Atualmente a montadora emite aproximadamente 2,2 milhões de notas fiscais por ano, incluindo venda de veículos (para mercado doméstico e exportações) e de peças para reposição e que ficam entre as fábricas.

O executivo espera que até o final do ano todos os 600 distribuidores da Volkswagen espalhados pelo País estejam emitindo nota fiscal eletronicamente. O próximo passo será integrar o sistema com as assistências técnicas, seguradoras e todos os integrantes de sua cadeia colaborativa.

Sem revelar os investimentos no projeto da NF-e, Montagner afirma que o sistema é vantajoso, pois elimina papel, reduz custos e gera informação em tempo real. A Volkswagen é uma das três empresas brasileiras que já estão com a NF-e em produção. As outras duas são a Souza Cruz e a Wickbold.

Em paralelo, a montadora integra o grupo de 19 organizações que estão participando do piloto do Comitê Gestor do Projeto Nacional da Nota Fiscal Eletrônica em seis Estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Goiás e Maranhão.

A solução que a Volkswagen está adotando foi desenvolvida em cima da tecnologia BizTalk Server 2006 da Microsoft e vai integrar sua cadeia de valor por meio do protocolo XML.

Ronaldo Rodrigues, diretor da unidade de CRM da Gedas, espera atrair outras companhias para esse serviço, que será oferecido de duas formas: outsourcing completo, modelo em que a provedora implementa e faz todo hosting da aplicação em seu datacenter; e com processamento na casa do cliente. A cobrança será pelo volume de NF-e emitido.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile