A Paradigma, formecedora de soluções e serviços de e-business, recomprou as ações do seu primeiro investidor, o grupo Koerich Telecom, que havia adquirido participação na empresa em 1999. O valor da transação não foi revelado.
A companhia, que faturou R$ 5,3 milhões em 2007, com crescimento superior a 20% com relação ao ano anterior e Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortizações) da ordem de 15% ao ano, tem um valor de mercado estimado entre cinco a oito vezes da sua capacidade de geração de caixa.
?Obter geração de caixa próprio para recompra de ações via tesouraria, exportar tecnologia nacional, consolidar a liderança em alguns segmentos de atuação e os novos planos de expansão fazem da Paradigma?, afirma Gérson Schmitt, sócio fundador e presidente do conselho de administração da companhia.
Nos últimos três anos, a Paradigma dedicou-se em qualificar e profissionalizar a administração da empresa, ampliar a base de grandes clientes, desenvolver projetos diferenciados, consolidar sua plataforma de e-business e a posição de liderança no mercado brasileiro em soluções de negócios eletrônicos para empresas, governo e mercados abertos.
?Nosso próximo passo será investir no modelo de oferta de venda de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) e transformar pelo menos 40% das mais de 50 mil empresas usuárias de nossas soluções em clientes diretos. Com essa nova etapa, a Paradigma pretende, além de crescer 300% nos próximos quatro anos, elevar seu Ebitda para 25%?, declara Andréa Boudeville, recém- eleita CEO da companhia.
Em maio passado, a empresa deu seu primeiro passo rumo à exportação de suas soluções para o segmento de energia na América Latina. A Paradigma forneceu a plataforma para o primeiro leilão de energia elétrica da Colômbia, realizado com sucesso. Andréa ressalta que o projeto desenvolvido na Colômbia é um passo significativo no sentido de expandir a atuação da Paradigma para os outros países da América Latina.
?O setor de energia está em franca expansão na maioria dos países em desenvolvimento, e isso abre um grande leque de oportunidades para nós, especialmente na região, onde também temos ofertas de e-business para governo e mercado privado?, completa a nova CEO.