Publicidade
Início Notícias Tribunal da UE confirma multa contra Microsoft de 497,2 milhões de euros

Tribunal da UE confirma multa contra Microsoft de 497,2 milhões de euros

0
Publicidade

Conforme havia antecipado TI INSIDE Online, na sexta-feira (14/9), a previsão dos analistas de que seria impossível a Microsoft ficar livre da multa aplicada pela Comissão Européia em 497 milhões de euros (o equivalente a US$ 690 milhões) se confirmou. O Tribunal de Primeira Instância da União Européia, baseado em Luxemburgo, respaldou nesta segunda-feira (17/9) a maior parte das acusações da Comissão Européia (CE) de que a gigante do software abusou de sua posição de dominante e confirmou a histórica multa, segundo o jornal britânico Financial Times.

A corte deu razão a Comissão Européia, que em 2004 condenou a Microsoft sob a alegação de havia empacotado o Windows Media Player no sistema operacional Windows, como forma de forçar os usuários a usar o programa e tirar os concorrentes do mercado, como a RealNetworks. O tribunal também imputou culpa à empresa por aproveitar-se do monopólio de seu sistema operacional Windows para expulsar do mercado outros concorrentes, e por não ter fornecido informações necessárias para que os concorrentes pudessem fabricar produtos compatíveis com seu sistema.

O tribunal anulou, no entanto, uma das medidas fixadas pela comissão: a designação de um árbitro independente com capacidade para ter acesso a qualquer informação relevante da companhia, para supervisionar o cumprimento da decisão de Bruxelas. Segundo a corte de Luxemburgo, a CE foi longe demais com essa iniciativa.

Mas os juízes entenderam ser procedente a alegação da comissão de conduta anticompetitiva por parte da empresa, por isso mantiveram a multa de 497,2 milhões de euros, a mais alta imposta pela autoridade européia de concorrência.

A Microsoft tem um prazo de dois meses para recorrer da decisão no Tribunal de Justiça da União Européia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile