Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial 10 profissões com IA em alta para 2024

10 profissões com IA em alta para 2024

0
Publicidade

As profissões que mais crescem atualmente são aquelas impulsionadas pela tecnologia – e cada vez mais pela inteligência artificial (IA). De acordo com estudo do Fórum Econômico Mundial com as maiores empresas do mundo, especialistas em IA e Machine Learning são alguns dos cargos que lideram a lista de alta demanda em 2024.

A Freshworks, companhia líder mundial na adoção de IA em softwares empresariais, analisou dados da plataforma norte-americana de dados sobre mercado de trabalho Revelio Labs para identificar as 10 principais funções que tiveram alta neste ano e que devem continuar com grande demanda nos próximos meses. Confira!

10) Analista de garantia da qualidade | +5,3% de vagas mencionando IA

O analista de garantia da qualidade é o profissional responsável pela fase de teste de um produto e também do processo de produção do mesmo. Sua principal função é assegurar que o produto funciona, é seguro e atende às expectativas e necessidades do usuário. A IA já vem sendo utilizada para aprimorar testes, tornando-os mais rápidos e precisos.

9) Especialista em investimento | +5,6% de vagas mencionando IA

O especialista em investimento é aquele que atua na análise do mercado financeiro para oferecer recomendações de produtos e ações com boas oportunidades de ganho. A IA vem ajudando muitos profissionais da área desde a criação de planilhas financeiras e gráficos automatizados, até na interpretação de dados.

8) Gerente comercial | +6,2% de vagas mencionando IA

O gerente comercial é o profissional responsável por definir e gerenciar a estratégia de vendas de uma empresa, estabelecendo metas e capacitando sua equipe. Em muitas grandes empresas, a IA já foi adotada dentro dos departamentos comerciais devido sua capacidade na análise de comportamento dos consumidores.

7) Consultor de soluções | +6,3% de vagas mencionando IA

É o profissional que busca oferecer soluções tecnológicas de acordo com as necessidades da empresa. Com a viralização da IA no mundo atual, é fundamental o consultor de soluções conhecer as principais ferramentas de IA disponíveis no mercado para saber o que e quando oferecê-las aos seus clientes.

6) Engenheiro de infraestrutura | +6,4% de vagas mencionando IA

O engenheiro de infraestrutura é o profissional com experiência em ciências da computação responsável por construir, manter e coordenar redes e sistemas digitais. De acordo com pesquisa da Freshworks, 71% dos profissionais de TI no mundo já utilizam IA para otimizar a jornada de trabalho.

5) Gerente de produto | +7,2% de vagas mencionando IA

É o profissional que atua no desenvolvimento de um produto ou serviço que atenda às necessidades do consumidor e também aos objetivos de negócios da empresa. Aqui, mais uma vez, a IA aparece como uma ferramenta importante na análise de dados para tomada de decisões estratégicas.

4) Engenheiro de aplicação | +7,4% de vagas mencionando IA

O engenheiro de aplicação é aquele que planeja e desenvolve documentos de projetos e produtos, com dados sobre detalhes técnicos, especificações, prazos e estimativa de custos. O uso da IA é capaz de otimizar a produção destes documentos.

3) Engenheiro de software | +11,7% de vagas mencionando IA

Já o engenheiro de software é o profissional responsável pelo desenvolvimento de programas, aplicativos e outros sistemas relacionados à computação. A IA já vem sendo utilizada por profissionais da área para a elaboração de códigos e identificação de problemas, mais conhecidos como “bugs”.

2) Cientista | +14% de vagas mencionando IA

Esteja dentro de uma empresa, instituição ou universidade, o cientista é responsável pela realização de pesquisas que ampliem o conhecimento na área de ciências naturais. E as ferramentas de IA têm os ajudado principalmente na análise de resultados, identificando padrões entre diferentes variáveis.

1) Analista de dados | +26% de vagas mencionando IA

Já a profissão que deve ter a maior demanda por conhecimento em IA para 2024 é a de analista de dados. É o profissional responsável pelo processo de identificação, separação, análise e compreensão dos dados de uma empresa com o objetivo de descobrir informações úteis para a tomada de decisões. Ferramentas de IA têm sido fundamentais para a coleta e análise dos dados em diferentes departamentos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile