Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial OpenAI anuncia demissão de Sam Altman

OpenAI anuncia demissão de Sam Altman

0
Sam Altman, CEO da OpenAI (Imagem: Wikimedia Commons)
Publicidade

O conselho de administração da OpenAI, Inc., que atua como órgão regulador geral para todas as atividades da OpenAI, anunciou nesta sexta0feira, 17, que Sam Altman deixará o cargo de CEO e deixará o conselho de administração. Mira Murati, diretora de tecnologia da empresa, atuará como CEO interina, com efeito imediato.

Membro da equipe de liderança da OpenAI há cinco anos, Mira desempenhou um papel fundamental na evolução da OpenAI para se tornar um líder global em IA. Ela traz um conjunto único de habilidades, compreensão dos valores, operações e negócios da empresa, e já lidera as funções de pesquisa, produtos e segurança da empresa. Dado o seu longo mandato e o seu envolvimento próximo com todos os aspectos da empresa, incluindo a sua experiência em governação e política de IA, o conselho acredita que ela está qualificada de forma única para a função e antecipa uma transição perfeita enquanto conduz uma procura formal por um CEO permanente.

O comunica diz que a saída do Sr. Altman segue-se a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades. O conselho não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI.

Num comunicado, o conselho de administração afirmou: “A OpenAI foi deliberadamente estruturada para avançar a nossa missão: garantir que a inteligência artificial geral beneficie toda a humanidade. O conselho continua totalmente comprometido em cumprir esta missão. Somos gratos pelas muitas contribuições de Sam para a fundação e crescimento da OpenAI. Ao mesmo tempo, acreditamos que é necessária uma nova liderança à medida que avançamos. Como líder das funções de pesquisa, produto e segurança da empresa, Mira está excepcionalmente qualificada para assumir a função de CEO interina. Temos a maior confiança em sua capacidade de liderar a OpenAI durante este período de transição.”

O conselho de administração da OpenAI consiste no cientista-chefe da OpenAI, Ilya Sutskever, nos diretores independentes, CEO da Quora, Adam D’Angelo, na empreendedora de tecnologia Tasha McCauley e Helen Toner, do Centro de Segurança e Tecnologia Emergente de Georgetown.

Como parte desta transição, Greg Brockman deixará o cargo de presidente do conselho e permanecerá em sua função na empresa, reportando-se ao CEO.

A OpenAI foi fundada como uma organização sem fins lucrativos em 2015 com a missão principal de garantir que a inteligência artificial geral beneficie toda a humanidade. Em 2019, a OpenAI foi reestruturada para garantir que a empresa pudesse levantar capital na prossecução desta missão, preservando ao mesmo tempo a missão, governação e supervisão da organização sem fins lucrativos. A maioria do conselho é independente e os diretores independentes não possuem participação acionária na OpenAI. Embora a empresa tenha experimentado um crescimento dramático, continua a ser responsabilidade fundamental de governança do conselho avançar a missão da OpenAI e preservar os princípios da sua Carta.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile