Contar com um adquirente local é essencial para ampliar as taxas de autorização de transações feitas no comércio eletrônico no Brasil, impactando em mais de 30% o aceite de cartões pelos varejistas on-line no País, índice menor apenas do que o da Índia, onde a aprovação decorrente do uso de players locais nas operações feitas entre os lojistas e as bandeiras é superior a 40%.
É o que mostra o relatório global Optimizing payments to increase revenues – 8 Best Pratices to enhance customer experience and payment processing (Otimizando pagamentos para aumentar o faturamento – 8 Boas Práticas para melhorar a experiência do consumidor e o processamento de pagamentos), encomendado pela Adyen (http://www.adyen.com/), empresa global de pagamentos, para empresa de consultoria independente global Edgar, Dunn & Company (EDC).
Os maiores players globais do mercado de cartões de crédito, incluindo Visa, Mastercard, American Express, Discover, Diners e Union Pay. A empresa detém ainda uma licença internacional de aquisição da Visa e da Mastercard na Europa e dispõe de parcerias com adquirentes locais em diversos países, incluindo Brasil, Espanha, Estados Unidos e França.
Em países como o Brasil, Espanha e Estados Unidos as taxas de desaprovação de pagamentos podem ser muito maiores quando a transação é feita por uma licença internacional ao invés de uma licença local.
O relatório da Adyen traz uma declaração de Roberto Almeida, gerente de e-commerce da Crocs Brasil, sobre a importância de usar adquirentes locais: “É essencial para nossas vendas on-line no Brasil. Antes de tudo, viabiliza uma experiência incomparável dos consumidores, já que eles são cobrados em reais e enxergam a mesma moeda nas suas faturas. Não seria desta forma se utilizássemos uma solução internacional, onde é necessário fazer a conversão para euro ou dólar e taxas adicionais seriam cobradas de nossos clientes. No longo prazo, isso ajuda a melhorar a experiência dos nossos consumidores, aumenta a retenção e impulsiona as vendas”.
O relatório da Adyen aponta ainda várias outras práticas relacionadas à melhoria da experiência dos consumidores que ajudam a melhorar as taxas de conversão e as vendas, como a melhoria do design das páginas de pagamento, pagamentos com 1 clique e o uso de 3D Secure, além de outras recomendações para otimizar os processos de pagamento, incluindo o gerenciamento de riscos e a prevenção de fraudes para ampliar a lucratividade e a análise de dados para entender como os processos de transações de pagamentos podem ser melhorados.