Publicidade
Início Notícias IDC: Brasil está atrasado na telefonia IP

IDC: Brasil está atrasado na telefonia IP

0
Publicidade

O Brasil conta atualmente com pouco mais de 800 mil ramais IP em contrapartida a um número de ramais TDM dezenas de vezes superior, o que coloca o país entre os mais atrasados da América Latina no uso da tecnologia IP, segundo estudo recente da IDC Brasil.

Um pouco mais distante das comunicações unificadas, o IP Enabled tem sido o caminho das empresas brasileiras ao elegerem uma tecnologia intermediária entre o PABX digital e a telefonia IP.

Segundo Vinícius Caetano, analista de telecom da IDC Brasil e responsável pelo estudo intitulado "TDM IP Inventory and Migration s2008", o PABX IP Enabled além de reduzir custos com telefonia é um sistema mais barato e fácil de implementar. Mas ele observa que isso torna o processo de migração para o IP puro mais lento e mais custoso, e impede que as empresas brasileiras desfrutem dos benefícios das comunicações unificadas.

A tecnologia é típica do Brasil, já que os fabricantes de equipamentos de telefonia locais tem como foco o mercado nacional, aponta o relatório da IDC, diferente de países como o México, por exemplo, onde esses fabricantes locais inexistem, as empresas migraram do padrão TDM diretamente ao IP, sem se atrasarem com o IP Enabled.

O analista afirma que para se manterem competitivas, as companhias nacionais terão que se render ao valor do IP, mesmo considerando que o alto valor dos terminais IP, que custam em média US$ 200, ainda impede que as empresas migrem seus sistemas de telefonia completamente para o IP.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile