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Vendas de PCs crescem no Brasil puxadas pelo usuário doméstico

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As vendas de computadores no Brasil cresceram 4% no primeiro trimestre, período em que foram comercializados 4 milhões de equipamentos, segundo dados da IDC Brasil. A consultoria aponta que, em 2011, foram vendidos 3,6 milhões de PCs. Para este ano, a expectativa é que o total alcance 15,4 milhões computadores, o que representará um crescimento de 13% em relação ao ano anterior.

Do total de máquinas vendidas entre janeiro e março, 54% foram notebooks e netbooks e 46%, desktops. Em relação aos ultrabooks, a IDC acredita que ainda se trata de um mercado incipiente, mas que no médio ou longo prazo pode vir a ganhar participação se os preços forem ao encontro do poder de compra e necessidade dos usuários finais. Ainda de acordo com o estudo, 67% das vendas no período foram destinadas ao segmento doméstico, 27% ao corporativo e 6% para governo e a área de educação.

Comparado com o trimestre anterior, o primeiro trimestre registrou recuo de 9% nas vendas. Tal situação foi ocasionada principalmente pelas flutuações do dólar, que levaram as grandes empresas a conter seus gastos com computadores, além da falta de discos rígidos devido às inundações na Tailândia e de ser o período do ano tradicionalmente mais fraco em vendas. A previsão, porém, é de que até o meados do deste semestre essa cadeia esteja totalmente recuperada.

“Nosso país se consolidou na terceira posição do ranking mundial em termos de consumo e concentra quase 50% do total de vendas de computadores na América Latina”, conta Camila Santos, analista sênior do mercado de computadores da IDC Brasil.

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