A Oracle terminou o primeiro trimestre fiscal de 2009, encerrado em 31 de agosto, com um aumento de mais de 29% no lucro, apesar do quadro econômico mundial desfavorável. De acordo com o informe de resultado, divulgado nesta quinta-feira, 18, o lucro líquido foi de US$ 1,1 bilhão, ante os US$ 840 milhões contabilizados no mesmo período do exercício anterior. O ganho por ação da companhia foi de US$ 0,21, contra US$ 0,16 centavos registrados um ano atrás. Excluindo as despesas, o lucro por ação da Oracle foi de US$ 0,29, acima das previsões dos analistas, que estimavam o ganho em US$ 0,27.
A gigante de banco de dados e software de negócios registrou um crescimento de 18% na receita, para US$ 5,3 bilhões, comparado com os US$ 4,53 bilhões no mesmo período do exercício fiscal anterior. A venda de novas licenças de software aumentou 14%, e as receitas com licença de software e atualizações atingiram US$ 2,94 bilhões, um aumento de 23% na comparação trimestral anual.
O CEO da Oracle, Larry Ellison, fez questão de destacar, durante a divulgação do balanço, o aumento de participação de mercado da empresa. "A Oracle obteve 49% de participação de mercado em 2007, o que representa um percentual maior do que a participação combinada dos quatro fornecedores mais próximos da companhia: IBM, Microsoft, Sybase e Teradata", disse ele.
A Oracle tem sido objeto de atenção constante devido à agitação em Wall Street e do enfraquecimento das economias em todo o mundo. A Dell, uma das principais parceiras da Oracle, alertou os investidores de que a demanda por seus computadores tiveram forte retração nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
A fornecedora de software, tal como outros pesos pesados como a HP e IBM, têm sido beneficiada, no entanto, pelo enfraquecimento do dólar, devido à sua grande presença nos principais mercados mundiais. “Somente a receita com licença de software no exercício fiscal de 2008 teve um impulso de 7% em moeda estrangeira”, observou Brent Thill, analista de valores mobiliários do Citigroup, em entrevista ao site do jornal americano New York Times.
Na próxima semana, a Oracle vai realizar a sua conferência anual para clientes em San Francisco, na Califórnia.