Publicidade
Início Notícias Região Norte sediará oficina para inclusão digital

Região Norte sediará oficina para inclusão digital

0
Publicidade

Os desafios da inclusão digital na Amazônia, a diversidade cultural e o desenvolvimento sustentável estarão em debate na 7ª Oficina para Inclusão Digital, que ocorrerá de 4 a 7 de novembro, em Belém do Pará. Esta é a primeira vez que a região Norte abriga a oficina, que já teve edições em Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Este ano, em conjunto com o comitê organizador, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI) realiza o evento em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), do governo do Pará. A Oficina é um espaço para discussão e proposição de estratégias, políticas públicas e diretrizes de acesso e uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs). Ela tem como eixo principal a promoção de ações concretas para a inclusão digital, com o objetivo de avaliar e mapear mecanismos voltados ao desenvolvimento do país.

A Oficina também visa aproximar pessoas que trabalham diretamente na implementação, formação e nas áreas técnicas dos grandes temas da atualidade em torno da inclusão digital.

A 7ª Oficina contará com painéis, debates, oficinas práticas, apresentação de casos de sucesso e, ainda, consolidará um documento produzido pela sociedade civil com propostas para a política pública de inclusão digital. Também serão realizadas oficinas paralelas, entre equipes dos programas e projetos de inclusão digital presentes.

Os principais temas que estarão em debate são: inclusão digital na Amazônia; conectividade em banda larga; inclusão digital e meio ambiente; ampliação do papel dos telecentros e redes comunitárias; formação para uso das TICs no desenvolvimento local; e os papéis do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil na inclusão digital.

Durante o evento, está previsto um encontro latino-americano de iniciativas de recondicionamento de computadores, com foco no reuso de equipamentos para a inclusão digital em escala nacional, bem como na separação, reciclagem e disposição final de resíduos eletro-eletrônicos de informática.

A 7ª Oficina e voltada a gestores e administradores públicos e privados envolvidos com inclusão digital, atendimento ao cidadão e que atuam na área de tecnologia da informação; coordenadores e monitores telecentros e outras iniciativas de inclusão digital; autoridades e legisladores; representantes da sociedade civil (ONGs, entidades e associações); professores da rede pública de ensino; estudantes, acadêmicos e especialistas; e interessados no tema.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile