Publicidade
Início Notícias Negócios Fiat estuda usar redes sociais em call center

Fiat estuda usar redes sociais em call center

0
Publicidade

A montadora Fiat do Brasil avalia que as redes sociais atingiram um status que vai além de uma simples ferramenta de geração de negócios e se tornaram, também, um canal para o estreitamento das relações com os clientes. Em razão disso, a companhia estuda a possibilidade de utilizar as redes sociais nos seus serviços de atendimento ao cliente (SAC).
O diretor de publicidade e marketing da Fiat, João Ciaco, ressalta que a participação nas redes sociais é uma questão importante e estratégica para a montadora manter um relacionamento com seus clientes e estabelecer um nível de conversação que, sem os sites de relacionamento, não seria possível.
"É mais que uma oportunidade de negócios. O que percebemos é que o cliente não quer mais ligar e falar diretamente com a empresa, mas recorrer às redes sociais para expor seu pensamento. Se não tivéssemos uma forma de participar desse processo por meio das redes sociais, estaríamos fora desse universo. É uma forma de estabelecer um relacionamento com o cliente que sem as redes sociais não teríamos como e nem o que ele pensa da empresa chegaria até nós", salienta o executivo que participou de palestra no Campus Party 2011.
Segundo ele, a Fiat monitora, utiliza e está presente em redes sociais como Twitter, Facebook, Formspring, Foursquare e Orkut. A empresa conta com uma área dedicada a atuação nas redes sociais, composta atualmente por três pessoas, mas que deve ser expandida. Ciaco observa que alguns "acontecimentos" nas redes sociais são direcionados para a área de call center. "Por isso, estamos avaliando a utilização desses sites para o atendimento ao cliente no futuro. É uma oportunidade interessante", avalia, citando o Twitter e o Formspring como ferramentas com potencial para serem utilizadas nesse tipo de serviço.
O diretor de marketing da Fiat comenta que, no momento, a estratégia é entrar nas redes sociais para entender o seu funcionamento e, a partir disso, estabelecer um plano de atuação e posicionamento da empresa nesse canal de comunicação. "O importante é entrar e seguir a dinâmica existente nesses canais", conclui.
Recentemente, a Fiat adotou o crowdsourcing, modelo de criação que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet, para o desenvolvimento do carro conceito Mio. Na ocasião, os clientes forneciam ideias que posteriormente foram utilizadas na produção do veículo, apresentado no último Salão do Automóvel.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile