A AT&T fechou contrato com a empresa global de tecnologia Smiths Group para prestar serviços de comunicações para todas as subsidiárias que ela tem espalhadas pelo o mundo. O acordo, cujo valor não foi revelado, tem prazo de cinco anos e é parte do programa de transformação da companhia britânica, que tem como objetivo impulsionar sua escala mundial, aumentar a produtividade e reduzir custos em todas as cinco divisões do grupo. A empresa prevê uma economia anual de, no mínimo, US$ 5 milhões, com despesas de TI e telecomunicações.
Conforme os termos do acordo, a AT&T vai fornecer conectividade a cerca de 400 instalações da Smiths, distribuídas por 50 países, assim como serviços e aplicações de suporte a comunicações para os 22 mil funcionários da companhia no mundo. Os serviços incluem mobilidade, segurança gerenciada, hospedagem, videoconferência, consultoria, serviços de voz e acesso remoto para usuários em trânsito.
Em decorrência desse acordo, o grupo Smiths passa a adotar uma política de TI globalizada, de modo a aumentar sua eficiência e evitar redundâncias, além de melhorar a gestão de compras e fornecedores. A empresa espera se beneficiar da maior largura de banda e da eliminação dos pontos únicos de falha.
O CIO do grupo Smiths, Brian Jones, ressaltou que a criação de uma plataforma de tecnologia integrada, ágil e adequada à sua finalidade é fundamental à atual transformação que ocorre na empresa. "A AT&T nos dá capacidade de poder acelerar as mudanças necessárias, em uma base mundial, além de prover sólidas fundações em apoio à otimização de nossa infra-estrutura interna. Esperamos poder atender melhor nossos clientes e conferir maior valor a nossos acionistas com esta parceria”, frisou.
Segundo ele, todas as unidades e operações do grupo Smiths terão acesso à infra-estrutura IP global da AT&T, assim como às suas aplicações e ferramentas de produtividade. De acordo com Jones, a migração do grupo para a rede da operadora já está sendo realizada e deve ser concluída até janeiro de 2009.