Publicidade
Início Blogueria Dívidas corporativas: soluções inteligentes para administrá-las

Dívidas corporativas: soluções inteligentes para administrá-las

0
Publicidade

Possuir dívidas não é o fim do mundo para as empresas. Pelo contrário: ter mais despesas agora pode significar investimentos. O problema é quando elas tornam-se contínuas e em volume cada vez maior. Isso ocorre graças a uma gestão financeira descuidada e sem ferramentas adequadas. O empresário precisa apostar em soluções tecnológicas para controlar todas as finanças e fugir do vermelho.

São poucas as companhias que conseguem lidar com contas a pagar. Apenas no mês de julho de 2014, a quantidade de organizações inadimplentes avançou 12,9% em relação ao mês anterior, de acordo com levantamento da Serasa Experian – o maior índice registrado desde o início da pesquisa, em 2000. Assim, a bola de neve já está consolidada: os dias passam e o valor aumenta por conta dos juros e da multa.

Dois fatores explicam esse cenário. Primeiro, a grande quantidade de transações que uma instituição, mesmo pequena, precisa lidar. Qualquer negociação de produto ou serviço envolve impostos que precisam ser pagos. Além disso, o uso crescente de cartão de crédito (para compra e venda) faz com que os profissionais fiquem atentos com faturas e extratos para identificar pendências e não desfalcar o fluxo de caixa. O segundo fator é o receio do empresariado em adotar recursos tecnológicos para otimizar processos e não sobrecarregar o responsável pela contabilidade.

Possuir soluções deste tipo é uma necessidade para corporações que querem crescer saudáveis financeiramente. Veja duas áreas essenciais para melhorar a administração das contas e dívidas:

ERP – sigla inglesa para sistema de gestão empresarial, a ferramenta facilita e promove melhorias gerenciais em qualquer companhia. Com ele, o responsável pelo setor consegue ter controle sobre todas as transações: compra, venda, impostos a pagar, entre outras funções. Tudo com relatórios detalhados para mostrar onde há mais despesas.

Conciliação – integradas ao ERP, as soluções de conciliação realizam a conferência de documentos e suas respectivas movimentações para validar o saldo à realidade financeira das organizações. Assim que um negócio é realizado, inicia-se um procedimento de gestão, validação e análise dos valores, disponibilizando dados que facilitarão a administração das dívidas.

Com mercados cada vez mais competitivos, qualquer descuido pode custar a sobrevivência da empresa. Dívidas ligam o sinal de alerta, mas com a tecnologia a favor, é possível reverter o quadro e garantir a saúde financeira.

Leonardo Campelo Jr, CEO da Ainstec

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile