Nos últimos anos o fenômeno do marketing digital invadiu o mercado brasileiro e se estabeleceu como um dos principais recursos de publicidade e, consequentemente, de vendas. Pesquisa do TNS Research International indica que 90% das empresas do país utilizam ferramentas na Internet.
No caso das empresas de TI não é diferente. As revendas podem e devem aproveitar o momento da Internet para incrementar vendas. O exemplo vem de fora: uma pesquisa global da IDC em 2010 apontou que as companhias do setor investiam 13% do orçamento em marketing digital, mais do que qualquer outro segmento. Até porque muitos dos parceiros das revendas e distribuidores possuem forte presença na Internet – o que facilita a implantação. Veja quatro formas simples para sua revenda não ficar de fora do marketing digital:
E-mail marketing – a ferramenta é uma solução simples, eficiente e barata para oferecer ao público ofertas e conteúdo personalizado, pois funciona geralmente como um cartão de visita para os clientes. Um bom e-mail marketing exige criatividade, tanto nas informações quanto nos layouts, para que a mensagem realmente chegue aos destinatários.
Links patrocinados – com ele, a revenda pode aparecer com mais frequência em sites de busca e chamar a atenção de possíveis clientes. Os links patrocinados aparecem com destaque em vários lugares na web, garantindo uma boa conversão de vendas. O investimento pode ser um pouco alto, mas o alcance é maior.
SEO – a otimização para buscas permite que o site da revenda possa aparecer entre as primeiras opções dos sites de busca. A ferramenta trabalha com as palavras-chave da página para que ela fique mais amigável. Ficar entre os primeiros na lista garante uma visibilidade maior à marca.
Display ads – são espaços publicitários em lojas virtuais, sites de busca e outras páginas na web. Com eles, a revenda consegue atingir o cliente sem que ele tenha que sair dos sites de preferência e que são mais acessados. Os display ads são os preferidos das empresas de TI no exterior: é a categoria que mais recebe investimento no marketing digital, com 23%.
Edson Bucci, gerente de Marketing da AGIS.