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Em pesquisa, quase 25% dos trabalhadores dizem que usar IA generativa no trabalho traz riscos para as organizações

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Uma nova pesquisa divulgada hoje pela Veritas Technologies mostra que a confusão sobre a IA generativa no local de trabalho está simultaneamente criando uma divisão entre os funcionários e, ao mesmo tempo, aumentando o risco de exposição de informações confidenciais.

Mais de 70% dos funcionários de escritório reconheceram o uso de ferramentas generativas de IA, como o ChatGPT, no trabalho, incluindo comportamentos de risco, como a inserção de dados de clientes, informações sobre funcionários e dados financeiros da empresa.

No entanto, quase um quarto (23%),dos entrevistados, incluindo do Brasil, não só não utiliza estas ferramentas, como até pensa que a utilização delas pelos seus colegas de trabalho para ajudar no trabalho é errada e que o seu salário deveria ser reduzido por isso. Independentemente da sua disposição em relação à utilização de IA generativa, 90% afirmaram que as diretrizes e políticas sobre a sua utilização são importantes, mas apenas 36% dos empregadores fornecem atualmente quaisquer instruções de utilização obrigatória aos funcionários.

Aproximadamente um terço (31%) dos trabalhadores de escritório admitiu inserir informações potencialmente confidenciais, como detalhes de clientes, informações de funcionários e finanças da empresa, em ferramentas generativas de IA. Isto provavelmente se deve ao fato de 61% não reconhecerem que isso poderia vazar informações confidenciais publicamente e 63% não entenderem como isso poderia fazer com que suas organizações entrassem em conflito com os regulamentos de conformidade de privacidade de dados.

Embora 56% dos funcionários de escritório afirmem que utilizam ferramentas generativas de IA pelo menos uma vez por semana, 28% afirmaram que não as utilizam de todo. A razão pela qual esta parcela considerável da força de trabalho não utiliza IA generativa pode ser porque apenas 57% dos entrevistados receberam alguma orientação dos seus empregadores sobre o que é aceitável e o que não é. Isto tem pelo menos dois resultados negativos: primeiro, aumenta o potencial de lutas internas entre os funcionários e uma cultura negativa no local de trabalho, já que 53% afirmaram que alguns funcionários que utilizam IA generativa têm uma vantagem injusta sobre aqueles que não o fazem.

Em segundo, muitos funcionários não aumentando sua eficiência com a ajuda da utilização adequada da IA generativa. Por exemplo, aqueles que o utilizam disseram que se beneficiam de um acesso mais rápido à informação (48%), de aumento da produtividade (40%), da automatização de tarefas mundanas (39%), da geração de novas ideias (34%) e da obtenção de conselhos sobre os desafios do local de trabalho ( 22%).

Mais de três quartos (77%) dos funcionários desejam diretrizes, políticas ou treinamento de seus empregadores sobre o uso de IA generativa em suas organizações. As principais razões apresentadas foram: para que os funcionários saibam como utilizar as ferramentas de forma adequada (68%), para reduzir o risco (43%) e para criar condições de concorrência equitativas no local de trabalho (25%).

A pesquisa foi realizada pela agência de pesquisa de mercado 3Gem em dezembro de 2023. A amostra foi de 11.500 trabalhadores de escritório na Austrália (1.000), Brasil (1.000), China (1.000), França (1.000), Alemanha (1.000), Japão (1.000), Singapura (500), Coreia do Sul (500), Emirados Árabes Unidos (500), Reino Unido (2.000) e EUA (2.000).

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