Publicidade
Início Serviços Case ABB investe em projeto de integração para garantir controle da produção

ABB investe em projeto de integração para garantir controle da produção

0
Publicidade

A ABB iniciou em sua unidade fabril em Guarulhos, na grande São Paulo, um projeto de integração entre o sistema de gestão, o SAP R3, com o PC-Factory MES, software especialista da PPI-Multitask para gestão do chão de fábrica, com a finalidade de garantir a acuracidade do estoque e do apontamento das horas de produção.

Para criar um fluxo de informações em tempo real entre os sistemas, a ferramenta escolhida foi o Magic xpi, da Magic Software. O projeto também prepara a empresa para a fabricação dos equipamentos de média e alta tensão em solo brasileiro.

De acordo com Rafael Leite, analista de TI da ABB, a empresa se encontrava em um estágio de automação que demandava maior controle do estoque e das horas trabalhadas. Também havia necessidade de oferecer maior dinamismo às equipes, o que levou a companhia a investir em código de barras e na mobilidade corporativa a partir de uma aplicação para smartphone do PC-Factory MES, que permite fazer os apontamentos em qualquer local da linha de montagem, sem a necessidade do profissional se deslocar até um computador de mesa para realizar esta tarefa.

“Para levar as informações de consumo, rastreabilidade e horas trabalhadas do PC Factory MES para dentro do nosso ERP, que é o SAP R3, selecionamos o Magic xpi porque ele possui histórico de sucesso neste tipo de projeto, além de ter capacidade de integrar quaisquer sistemas legados utilizados pela ABB. A plataforma Magic xpi é de fácil implementação e garante segurança no tráfego dos dados, além, é claro, da Magic Software ser parceira da PPI-Multitask de longa data e com vários casos de sucesso”, conta Rafael Leite.

A primeira fase do projeto envolve o apontamento de 2.200 itens no estoque, cujos dados transitam entre o PC-Factory MES e o SAP R3, e utilizados na produção de 5 a 8 Disjuntores por dia. A montagem dos equipamentos é feita a partir de importação de partes e componentes da matriz. Com a nacionalização, prevista para iniciar em 2016, haverá mais investimentos na melhoria dos processos das unidades fabris. “O projeto de integração PC-Factory MES – Magic xpi – SAR R3 está preparando as nossas unidades brasileiras para o futuro”, sentencia analista de TI da ABB. “A próxima unidade a receber a integração é de Sorocaba”, revela.

Outro benefício do projeto de integração apontado pelo analista de TI da ABB é a auditoria da capacidade de produção e de número de pessoal utilizado no processo. “O sincronismo automático das informações entre os sistemas nos permitiu apurar que o número de pessoas e os processos são compatíveis com as metas da ABB. Assim, podemos tomar decisões com maior precisão e em tempo real. Nossa meta agora é trabalhar na automação e integração de outros processos de produção”, informa.

A ABB tem aproximadamente 4 mil funcionários no Brasil, cinco plantas industriais, vários escritórios regionais, além de outras unidades de serviços. “Por ser a maior fornecedora de motores e drives industriais, a maior fornecedora de geradores para indústria eólica e de redes de energia do mundo, temos a necessidade de investir cada vez mais na melhoria dos processos de produção e de negócios”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile