Publicidade
Início Notícias Assespro acusa Lei 12.249/2010 de inconstitucionalidade em ação no Supremo

Assespro acusa Lei 12.249/2010 de inconstitucionalidade em ação no Supremo

0
Publicidade

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal contra a Lei 12.249/2010. Em sua redação final, a lei retira a necessidade de licitação para a contratação de serviços de TI do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) por alguns órgãos do governo federal.

Para a Assespro, a medida prejudica as empresas de TI que poderiam fornecer seus serviços para o governo por meio de licitações. A ação tem autoria do presidente da associação, Luiz Mario Luchetta, em conjunto com o vice-presidente de Relações Públicas, Roberto Carlos Mayer, e o advogado da associação, Ricardo Capucio. De acordo com o documento, “o Serpro passou a deter o monopólio de direito na prestação de serviços de tecnologia da informação para todos os órgãos da administração pública que os solicitarem ao Ministério do Planejamento. Essa Lei Federal garante a inexistência de qualquer tipo de concorrência com quaisquer outras empresas, sejam elas públicas, de capital misto ou privadas”.

A Assespro destacou também sua posição sobre a participação de empresas públicas no mercado. “É necessário que a atuação destas empresas seja transparente e equilibrada, de forma a respeitar as regras constitucionais de criação de empresas públicas, e a manter espaço no mercado também para empresas mistas, e para as pequenas, médias e grandes companhias privadas”, pede a instituição.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile