Contrariando a tendência mundial de crise, a LG Eletronics encerrou o quarto trimestre de 2008 com um aumento de 22,5% nas vendas e no lucro operacional, totalizando US$ 9,82 bilhões e US$ 74,16 milhões respectivamente, com uma margem de lucro de 0,8%. As vendas globais foram quase 10% maiores que a média anual que, no ano, cresceram 20,8%, atingindo US$ 36,22 bilhões, com lucro operacional de US$ 1,56 bilhão.
As vendas consolidadas fabricante de eletrônicos de consumo e comunicação móvel, incluindo as subsidiárias, aumentaram 18,4% no ano, chegando a US$ 46,39 bilhões. O lucro operacional chegou US$ 2,97 bilhões, com uma margem de 6,4%, superando a do ano anterior em 1,1 ponto porcentual. A LG Electronics na Coreia registrou vendas no valor de US$ 4,84 bilhões, o que representou uma perda operacional de US$ 228 milhões e prejuízo líquido de US$ 493 milhões.
Um dos destaques no trimestre foi a área de celulares, que registrou vendas US$ 3,3 bilhões, 34,6% maiores que as do ano anterior. As vendas de aparelhos chegaram a US$ 3 bilhões, crescendo respectivamente 40,3% e 16,5% se comparadas ao ano e ao trimestre anteriores. No ano passado, a LG assumiu a terceira posição entre os principais fabricantes de celulares do mundo, com um recorde de 100,7 milhões de unidades vendidas contra 80,5 milhões de unidades em 2007. Segundo a empresa, as vendas continuaram fortes na Europa e na Ásia, apesar da desaceleração econômica.
A área de informática foi outra que se sobressaiu, com crescimento de 11% e 15% em relação ao ano e trimestre anterior. Isso significou um resultado de US$ 930 milhões, com lucro e margem operacional de US$ 3 milhões e 0,3%, respectivamente.
Para este ano, a LG espera que a diminuição da demanda e o aumento da concorrência. Portanto, para tentar manter o bom desempenho e ampliar a participação de mercado, a estratégia da empresa será fortalecer suas ações de marketing, especialmente das atividades focadas na marca e nas linhas de produtos, além de aperfeiçoar seus sistemas de controle de custos.
LG fecha 2008 com lucro operacional de US$ 1,56 bilhão
Publicidade