Publicidade
Início Notícias Banda larga deve chegar às escolas da zona rural a partir de...

Banda larga deve chegar às escolas da zona rural a partir de 2010

0
Publicidade

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, reafirmou a meta de levar telefonia e internet de alta velocidade à zona rural, especialmente às escolas públicas, durante a posse do economista João Batista de Rezende no Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O ministro declarou que a área técnica do ministério já está finalizando as diretrizes que indicarão à Anatel o que se espera para o atendimento da zona rural com esses serviços. "A criação de mecanismos para contemplar a zona rural com telefonia e serviços de banda larga é um tema fundamental para o desenvolvimento das telecomunicações no país", afirmou o ministro. De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo IBGE em 2007, cerca de 17% da população brasileira vive na área rural.
A Anatel já abriu consulta pública sobre o uso de radiofrequência na faixa de 450 MHz a 470 MHz. A consulta, publicada no Diário Oficial da União no dia 16 de junho, leva em consideração a necessidade de incrementar a oferta de banda larga, especialmente sem fio, e de criar condições para viabilizar o atendimento de áreas rurais e remotas. As contribuições à consulta poderão ser enviadas por meio do site da Anatel até 13 de julho.
O ministro Hélio Costa citou o programa Banda Larga nas Escolas como exemplo de sucesso para a conexão das escolas rurais. O programa foi lançado em abril de 2008 com o objetivo de levar a internet gratuita de alta velocidade a todas as escolas públicas urbanas do país. Desde então, cerca de 25 mil escolas já foram conectadas. Até o fim deste ano, a expectativa é que 45.381 já estejam atendidas, o que corresponde a 80% de todas as escolas públicas urbanas.
Até o fim de 2010, todas as 56.720 escolas públicas urbanas do Brasil serão conectadas, segundo o ministro, beneficiando cerca de 37 milhões de estudantes, o que inclui 84% do alunado de ensino básico do Brasil. A vigência do programa vai até 2025, com compromisso de ampliação periódica da velocidade de conexão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile