Publicidade
Início Notícias Brasil e Japão avaliam estratégias em propriedade intelectual para a TV digital

Brasil e Japão avaliam estratégias em propriedade intelectual para a TV digital

0
Publicidade

Discutir as implicações e os impactos gerados nas políticas públicas, considerando o modelo de TV digital japonês, foi um dos propósitos do workshop internacional “Aspectos Legais e Estratégias de Negócios em Propriedade Intelectual”, evento que integra as atividades de cooperação do GTC-Brasil-Japão para a implantação da TV digital, realizado nesta terça-feira, 22, em Campinas, no interior de São Paulo.

Segundo o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (Sepin/MCT), Augusto Gadelha, o workshop também avaliou como serão as novas áreas, o tratamento legal no ambiente digital e os impactos sobre os aspectos legais no conteúdo. “No geral, exploramos mais os direitos envolvidos na transmissão", disse Gadelha, que coordena os trabalhos nas áreas de semicondutores, recursos humanos e gestão dos direitos de propriedade intelectual no Grupo de Trabalho Conjunto Brasil-Japão (GTC), que deu seqüência ao programa de implantação da TV digital no Brasil.

O desenvolvimento de novas aplicações para o modelo também foi discutido no seminário. Um dos pontos que tem despertado o interesse dos investidores japoneses é o sistema, desenvolvido no Brasil, que permite a interatividade da TV Digital. "Quando os japoneses começam a ter interesse por essa matéria, significa que estão reconhecendo que o Brasil está agregando inovações ao sistema. Portanto, não queremos mais falar em um modelo japonês, mas sim em um sistema internacional nipo-brasileiro", destacou.

Ainda de acordo com o secretário, o governo do Brasil também tem interesse em debater pontos relacionados aos direitos de propriedade intelectual do modelo. "Em termos de propriedade intelectual no Brasil não se pensa apenas nos detentores de direitos. É preciso pensar em um balanceamento entre os detentores desse direito, os consumidores e as políticas públicas que abrangem a sociedade", disse Gadelha.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile