Publicidade
Início Blogueria Afinal, o que é gerenciar mudanças?

Afinal, o que é gerenciar mudanças?

0
Publicidade

É garantir que toda e qualquer alteração do ambiente será devidamente planejada, autorizada, comunicada e documentada.

Lendo assim parece algo óbvio, mas no dia a dia das empresas não é.

A começar por quem solicita. Sua necessidade sempre é maior e mais urgente do que de todos; ele precisa por algum motivo muitas vezes pouco claro fazer uma alteração no ambiente; solicita uma mudança urgente e, se não houvesse alguém com processos, ferramentas e poderes para barrá-lo, o caos seria instaurado diariamente.

No início, o caos realmente acontecia e, na verdade, mesmo com todos os processos treinamentos e ferramentas, muitas mudanças qualificadas como emergenciais ainda provocam um enorme transtorno para as empresas.

O fato é que as mudanças aconteciam de maneira absolutamente informais, nasciam da solicitação de uma área (normalmente a de negócios), era desenvolvida e aprovada pela área executora e levada para o ambiente de produção, a data e hora do deploy eram definidas, sem muitos critérios, pelo pessoal da produção.

Esta informalidade gerou grande recorrência de downtimes e prejuízos financeiros incalculáveis; a falta de organização não doía somente nas noites mal dormidas do time de produção. Doía significativamente no negócio das companhias. Continuar da maneira que estava levaria, como levou, muitas empresas à falência.

Diversos modelos para controlar e tentar minimizar os problemas foram desenvolvidos e alguns possuem inclusive algumas semelhanças. A mais comum é entregar a uma pessoa o cajado do poder supremo para definir o que vai e o que não vai para a produção. Como a produção era a área mais afetada, era natural eleger alguém desta área para receber as responsabilidades de administrar o controle de mudanças.

A escolha não se mostrou uma solução eficiente. Tornou-se muito difícil convencer o pessoal da produção fazer um deploy e colocar em risco um ambiente estável . A quantidade de burocracia criada foi gigantesca.

Há que se reconhecer que, com o cajado nas mãos do pessoal da produção, os problemas com o donwtime desapareceram. Mas, como nada é perfeito, um novo problema decorrente da burocracia e demora com os deploys surgiram: a perda do time to market. O tempo para colocar em produção uma nova funcionalidade ou aplicação gerava uma enorme perda de competitividade para o negócio das empresas.

Como diriam os antigos, nem tanto ao céu, nem tanto à terra; se a desorganização acabava com a empresa, o excesso de burocracia também. O processo de maturação das organizações e dos processos não é simples nem trivial. Até chegar no modelo atual, o cajado percorreu alguns setores da companhia. O que é um óbvio desvio hoje, era mais uma tentativa de chegar a um modelo equilibrado. Em alguns casos, chegou-se ao absurdo do diretor administrativo ficar com o poder de aprovar ou negar a inclusão de uma mudança no ambiente de produção. Obviamente mais um fiasco.

Os anos 90 foram pródigos em novidades; a globalização foi uma das que nasceu nesta época e trouxe diversos avanços em todas as áreas e, na questão gerência de mudança não foi diferente. Graças a ela, conceitos e padrões internacionais chegaram ao Brasil e as melhores práticas começaram a ser implantadas.

Itil, COBIT, PMI, SOX, ISO e tantos outros padrões internacionais chegaram por aqui e não solucionaram apenas os problemas com mudanças. O espectro de boas práticas colocaram as empresas em um outro patamar de eficiência e profissionalismo.

O perfil do profissional responsável pela gestão de mudanças é absolutamente diferente de tempos atrás.

Hoje ele detém diversas certificações, é conhecedor das melhores metodologias do mercado, trabalha suportado por ferramentas de controle e gestão e lidera um time bem treinado. Contudo, seu reporte dentro das companhias não está ligado apenas a uma única área. Ele responde de maneira cross para diversas áreas das companhias. O resultado não poderia ser outro: competência gera eficiência e eficiência aumenta a lucratividade.

As melhores práticas mostraram que a mudança com sucesso é aquela planejada e discutida em um comitê, com a participação de todos os interessados, defendida pelo solicitante, apoiada pelas áreas de negócio, rebatidas pela produção e infraestrutura e mediada pelo Gerente de Mudanças.

Resolveram todos os problemas? Claro que não! Falhas e problemas acontecem e sempre acontecerão. A diferença é que quando eles acontecem todos sabem o que fazer para evitar ou minimizar os prejuízos financeiros e institucionais.

Alberto Marcelo Parada, formado em administração de empresas e análise de sistemas, com especializações em gestão de projetos pela FIAP. Já atuou em empresas como IBM, CPM-Braxis, Fidelity, Banespa, entre outras. Atualmente integra o quadro docente nos cursos de MBA da FIAP, além de ser diretor de projetos sustentáveis da Sucesu-SP.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile