Publicidade
Início Notícias Gestão GOL acelera em 40 vezes a atualização de dados de programação de...

GOL acelera em 40 vezes a atualização de dados de programação de voo

0
Publicidade

A GOL Linhas Aéreas diminuiu de 20 dias para quatro horas o tempo de disponibilização da programação de seus voos com a solução ARIS RPA da Software AG (powered by Kryon). Além de aprimorar sua eficiência operacional, a Companhia aumentou a produtividade de sua equipe otimizando sensivelmente a atuação dos profissionais especializados, que passaram a dedicar mais tempo a melhorias e a demandas mais estratégicas.

Segundo Paulo Palaia, CIO da GOL e diretor do GOLlabs, o gerenciamento da programação de voos é um processo complexo para o setor. A Companhia utilizava um sistema para gerenciar a malha aérea e outro para reservas e emissão de bilhetes para venda.

“Tínhamos dois sistemas distintos para realizar este procedimento crucial para nossa operação. No entanto, eles não eram integrados e geravam centenas de atualizações diárias com dados para reserva e emissão de bilhetes. Esse processo tomava muito tempo da equipe responsável e demandava a realização de rechecagem das informações manualmente por dezenas de profissionais altamente qualificados. Essa indisponibilidade de informação impactava na oferta de bilhetes aéreos e na tomada de decisão de negócios para o planejamento de novas rotas, oportunidades comerciais, etc.”, explica Palaia.

O departamento de TI da GOL realizou diversas tentativas de solucionar essa questão de integração com abordagens convencionais, que decidiu não levar , principalmente devido à complexidade da demanda e ao alto custo de implementação.

Em dezembro de 2018, a Software AG conduziu uma prova de conceito (POC) na GOL demonstrando a capacidade da automação robótica de processos da solução ARIS RPA. A solução foi testada com o objetivo de realizar todas as integrações necessárias entre os sistemas de gerenciamento de malha aérea e de reserva e emissão de bilhetes.

“Nós operamos cerca de 750 voos por dia e até 1.000 voos/dia durante a alta temporada. Anteriormente, com a necessidade de uma rechecagem dos voos feita de forma manual, nosso processo de atualização dos dados da programação dos voos durava até 20 dias. Hoje, com o RPA, fazemos este trabalho em 4 horas, coordenando mais de 300 mil voos por ano com maior eficácia” explica o CIO.

Com a melhoria da eficiência operacional e da produtividade, a equipe de profissionais especializados parou de direcionar atenção a tarefas repetitivas. Com a solução, eles passaram a utilizar seu tempo para desenvolvimento e busca por soluções inovadoras e à criação de novas oportunidades de negócio para a Companhia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile