Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial Como o machine learning tem auxiliado o setor financeiro?

Como o machine learning tem auxiliado o setor financeiro?

0
Publicidade

O Machine Learning está transformando a maneira como as empresas conduzem seus negócios, principalmente, as do setor financeiro. Essa tecnologia tem a capacidade de automatizar análises de grandes volumes de dados, reduzindo o tempo necessário para obter insights valiosos, e fornecer resultados mais precisos e ágeis. Isso porque utiliza algoritmos que permitem que as máquinas aprendam com experiências passadas, ou seja, ela é capaz de reconhecer padrões complexos em conjuntos massivos de dados sem a necessidade de programação específica.

No cenário que temos hoje, com um volume crescente de dados no ambiente de negócios e a exigência cada vez maior por experiências personalizadas – que deve crescer cerca de 17,5% ao ano, até 2028, segundo a Grand View Research -, o Machine Learning se torna essencial. No setor financeiro essa tecnologia pode ser aplicada de várias maneiras:

  • Segmentação de Clientes: Empresas podem avaliar perfis de clientes e oferecer produtos financeiros sob medida, desde empréstimos até investimentos. Isso evita também o uso de verbas desnecessárias com campanhas generalistas que não atingem o público esperado.
  • Verificações de Segurança: O Machine Learning pode detectar comportamentos suspeitos e proteger os clientes contra fraudes. Uma vez que a máquina aprenda o comportamento dos consumidores, ela também pode desenvolver mecanismos para verificar a sua segurança automaticamente ao analisar os hábitos e comportamentos e definir um padrão a ser seguido. O que estiver fora deste padrão poderá acionar o sistema de proteção.
  • Visão Computacional: Basicamente, consiste na capacidade do sistema de extrair, analisar e dar significado para elementos visuais, incluindo imagens e caracteres. Essa tecnologia é usada em reconhecimento facial e biometria, melhorando a segurança e a eficiência dos processos, desempenhando um papel fundamental na prevenção de fraudes. Ela pode auxiliar na construção de modelos preditivos, mostrando riscos e ações de criminosos em potencial, com antecedência, permitindo a criação de uma margem de tempo maior para tomar as melhores decisões de segurança.

Além desses pontos principais, o Machine Learning também colabora – e muito – com a experiência do cliente, já que permite personalização, automação de processos e atendimento de alta qualidade. As soluções de machine learning e sua capacidade de manipular e analisar um grande volume de dados de maneira eficaz permite que os dados obtidos na jornada de compra sejam aplicados no aperfeiçoamento de processos visando melhorar a qualidade do serviço e produtos. Entre eles:

  • Roteamento de pagamentos: pode agilizar os pagamentos que ocorrem dentro das plataformas ao definir o melhor caminho de pagamento automatizado. Assim, as transações são feitas de maneira mais ágil mantendo o nível de segurança elevado.
  • Processamento de linguagem natural: Amplamente utilizada em assistentes virtuais, traduz de forma instantânea linguagens diferentes. A tecnologia pode auxiliar na tradução de idiomas e, até mesmo, agilizar atendimentos ao traduzir jargões ou identificar padrões de perguntas.
  • Pós-venda: É neste momento que se coloca em prática a fidelização ao adotar estratégias de customer success de forma automática. Isso porque as ferramentas irão analisar o relacionamento do cliente com a empresa e, com base nisso, iniciar ações que possam aumentar o nível de satisfação.

“Em um mercado competitivo, obter insights a partir dos dados e aprimorar a experiência do cliente são cruciais. O Machine Learning oferece as ferramentas para automatizar processos, melhorar a segurança e atender às demandas do mercado atual. As empresas devem estar prontas para adotar essa tecnologia e explorar todo o seu potencial”, afirma Vinícius Oliveira e Silva, Head de P&D da Simply, que usa a tecnologia na construção de modelos preditivos para ajudar organizações a tomarem decisões , antecipar tendências e identificar oportunidades ou riscos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile