Publicidade

    Penetração global da banda larga móvel chegou a 78% em junho de 2014, diz OCDE

    0
    Publicidade

    De acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira, 19, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a penetração da banda larga móvel nos países pesquisados pela Organização alcançou 78,2% pelo menos até junho de 2014 – ou seja, são mais de três acessos para cada quatro habitantes.

    A entidade afirma que foi um crescimento de 11,9% na área pesquisada, que engloba 34 países, mas não conta com o Brasil. Sete dessas nações – Finlândia, Japão, Austrália, Suécia, Dinamarca, Coreia do Sul e Estados Unidos – possuem penetração de banda larga móvel acima dos 100%.

    Para efeito de comparação, segundo dados da Anatel relativos a dezembro do ano passado, o País conta com uma penetração móvel (incluindo 2G) de 137,96%. Levando em consideração apenas a banda larga, a penetração cai para 77,44% – ainda assim, o Brasil estaria em 14º lugar no ranking da OCDE, acima de Espanha (com 73,3%) e atrás do Reino Unido (com 79,6%). Lembrando que a Anatel calcula o número em função da tecnologia do aparelho, e não da efetiva contratação do serviço de dados.

    Banda larga fixa

    Já a banda larga fixa nos países pesquisados pela OCDE teve média de penetração de 27,4%, com as maiores taxas ficando com a Suíça (47,3%), Holanda (40,8%) e Dinamarca (40,6%). Para título de comparação, o Brasil registrou em dezembro uma penetração de 11,76%, o que o deixaria em 33º lugar no ranking, acima de México (11,6%) e atrás de Chile (13,7%). Em questão de fibra, a maior penetração é na Coreia do Sul (25,2%), seguida do Japão (20,2%) – no total, o FTTH é responsável por cerca de 17% dos acessos, contra 51,5% do DSL e 31,4% do cabo.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile