Sete em cada dez consumidores na França, Alemanha, Itália, Espanha e no Reino Unido estão mais propensos a realizar negócios com empresas que ofereçam flexibilidade na interação com seus clientes através de serviços de auto-atendimento, através da internet, de dispositivos móveis, quiosques ou caixas automáticos (ATMs), segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (23/5) pela NCR, fabricante de equipamentos e sistemas de auto-atendimento.
De acordo com a empresa, mais de 50% dos 3 mil entrevistados na América do Norte, Europa, China e Austrália declararam que sua propensão em utilizar serviços de auto-atendimento aumentou ao longo do último ano.
?A conclusão é que estamos verdadeiramente em um ponto de inflexão?, diz Bill Nuti, presidente e CEO da NCR, que divulgou os resultados da pesquisa para executivos dos setores financeiro, varejista, saúde e turismo durante a Conferência NCR Self-Service Universe, realizada em Budapeste, na Hungria.
?As inovações tecnológicas e as mudanças ocorridas no comportamento dos consumidores, estão forçando as empresas a se adaptarem a um tipo de consumidor que está mudando a maneira pela qual se conecta, interage e realiza transações com as empresas?, afirmou Nuti.
Para o executivo, a revolução ocorrida nos serviços de auto-atendimento é concreta, uma vez que os consumidores buscam maneiras de obter ganhos pessoais com sua utilização. Segundo ele, o auto-atendimento é conveniente e eficiente, permitindo que os consumidores ganhem tempo e tenham controle sobre suas próprias transações, o que reconhecidamente representam características altamente valorizadas.
A pesquisa BuzzBack Market Research também demonstrou que os consumidores europeus valorizam claramente a possibilidade de utilizarem a combinação de canais de auto-atendimento, como o PDA ou telefone celular, a internet e os locais de acesso como quiosques ou ATMs, para melhorarem sua experiência de maneira generalizada.