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Uso de internet banking tem queda de 7%, aponta pesquisa

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Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Fractal, na qual foram ouvidas 2.481 pessoas entre 2005 e 2006, com idade entre 31 e 50 anos, revela uma queda significativa de 7% do uso da internet, em decorrência dos problemas de segurança, segundo disseram os entrevistados.

?Esse indicador foi impulsionado pelos casos de fraudes na internet e na invasão dos sistemas bancários. Observamos que, entre 2005 e 2006, houve uma redução expressiva no uso dos canais de internet, tanto para fazer transferências quanto para transações simples, como extratos e pagamento de contas?, avalia Celso Grisi, diretor presidente da Fractal e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA).

Por outro lado, o estudo mostra que houve um aumento na utilização dos serviços de máquinas de auto-atendimento, em média, de 6,5%, de 2005 para 2006. Outro índice de destaque foi a redução nos contatos por telefone feitos pelos clientes das instituições financeiras.

Para cerca de 88% dos entrevistados das classes A e B, o maior atrativo para o uso regular dos bancos é a competitividade nas tarifas e o pequeno grau de burocracia das agências. Mas para 89% dos participantes o que determina o uso da internet é a capacidade de resolução rápida e tomada de providências em caso de erros. ?Tendo como principal meta a redução do número de idas às agências, esse tipo de consumidor procura bancos que ofereçam formas alternativas de fazer seu banking, produtos diferenciados e de alta qualidade, além do bom nível de atendimento e rentabilidade nas aplicações?, avalia Grisi.

Outro comportamento identificado na pesquisa é que a faixa de pessoas de alta renda não é completamente atendida somente por um banco. Normalmente, esse público faz uso de mais de uma instituição bancária para suprir o conjunto de suas necessidades, bastante diversificadas. Dessa forma, é comum que utilizem um banco para aplicação, outro para pagamentos e movimentações simples e um terceiro destinado a financiamentos.

O Instituto de Pesquisa Fractal, empresa que está entre as melhores do mercado de pesquisa e consultoria de negócios do Brasil, apresenta Painel da Indústria Financeira 2006 ? Premium. O novo comportamento das classes sociais A e B, em relação às transações bancárias, levando-se em consideração pessoas com renda acima de R$ 4 mil.

A pesquisa é realizada anualmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Salvador, Brasília, Florianópolis e Campo Grande, e nas cidades paulistas de Campinas e Ribeirão Preto, além de Joinville e Blumenau, localizadas em Santa Catarina. O levantamento procurou avaliar o comportamento das classes sociais A e B em relação às transações bancárias, levando em consideração pessoas com renda acima de R$ 4 mil.

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